Notícias

20 passeios para curtir Curitiba com paisagens lindas, rolês culturais e muita cerveja artesanal

Guia Wow ibis Styles te desafia a fazer uma viagem surpreendente pela capital paranaense com essas dicas pra lá de amigas. Vem com a gente!

Terra da cerveja artesanal e dona de uma natureza espetacular, Curitiba tem vários rolês surpreendentes! E, para te ajudar a captar o espírito dessa cidade incrível, o Guia Wow ibis Styles preparou esta listinha básica com 20 passeios únicos para curtir por lá.

De bares mega estilosos a um dos passeios de trem mais impressionantes do mundo, sua viagem para a capital paranaense vai render momentos inesquecíveis. Pode confiar!

Antes de embarcar nessa jornada, dê uma olhada nestes hotéis em Curitiba e reserve sua hospedagem. Outro spoiler: já vá se preparando porque tem muito rolê bom no Centro da cidade.

Pronto? Então, bora conferir as dicas babadeiras que separamos para você:

Alguém falou cerveja artesanal?

  • Alright Beer Co.

Biergarten da Alright Beer e Co. mostra que cerveja artesanal e vida ao ar livre têm tudo a ver!

Créditos: @alrightbrewing/Instagram – Reprodução

Biergarten da Alright Beer e Co. mostra que cerveja artesanal e vida ao ar livre têm tudo a ver!

Se ainda não possui esse título, Curitiba caminha a passos largos para se tornar a capital nacional da cerveja artesanal, tamanha as possibilidades de se degustar esse pãozinho líquido por lá.

A Alright Beer é um destes espaços imperdíveis na cidade, principalmente por garantir uma experiência autêntica de passar uma tarde agradável em um clássico biergarten alemão com direito a produção própria de brejas.

O “jardim da cerveja” é perfeito para quem quer passar um dia ao ar livre, com direito a área kids e até visita à fábrica da cervejaria.

Tá afim de conhecer gente nova? A Alright Beer tem aqueles mesões típicos dos biergartens, feitos para compartilhar, fazer amizades aleatórias, ou quem sabe descobrir um novo crush que você nem fazia ideia que existia.

Onde? Rua Adir Dalabona, 95, Orleans
Quando? Terça a sexta, das 17h à 0h; aos sábados, das 11h às 0h; e, aos domingos, das 11h às 22h
Quanto? Entrada gratuita


  • We Are Bastards Pub

Deguste váááários tipos de cerveja artesanal nas 32 torneiras do We Are Bastards Pub

Créditos: @wearebastardspub/Instagram – Reprodução

Deguste váááários tipos de cerveja artesanal nas 32 torneiras do We Are Bastards Pub

We Are Bastards Pub é daqueles lugares em que você se sente bebendo na casa de um amigo, com a diferença de que na casa do seu amigo você não teria incríveis 32 torneiras de cervejas artesanais para bebericar.

Além das torneiras, o pub ainda oferece uma régua de degustação com diversas opções de brejas, que é perfeita para indecisos de plantão – como eu e você?!, e um clima todo descolado com iluminação baixa e paredes de tijolos aparentes.

Entre um show e outro, não deixe de provar iguarias como o torresmo em rolo, bolinho de risoto cremoso com provolone defumado, porks n’ chips (lombo empanado e batata rústica) e até pães de alho artesanal – por essa nem você esperava, diz aê?!

Onde? Avenida Iguaçu, 2300, Água Verde
Quando? Terça a quinta, das 18h à 1h; às sextas e aos sábados, das 18h às 2h; e aos domingos, das 18h à 0h
Quanto? Entrada gratuita


  • Bar da Maniacs

Já fez yoga no bar? Na casa da cervejaria Maniacs você pode!

Créditos: @bardamaniacs/Instagram – Reprodução

Já fez yoga no bar? Na casa da cervejaria Maniacs você pode!

Curitiba é um lugar tão peculiar e surpreendente que somente nesta cidade para existir um espaço com 20 torneiras de cerveja artesanal e aulas de yoga em um mesmo local.

Maniacs, que dá pra imaginar como a tradução perfeita daquele meme “um pouco de droga, um pouco de salada”, ainda conta com uma área ao ar livre, que recebe os mais diversos tipos de eventos, e muitas opções de pratos pensados para acompanhar seu momentos alcoólicos: da clássica parmegiana, passando por várias opções de hambúrgueres e até churrasco.

Se você está procurando um lugar com equilíbrio, esse bar é match mais que perfeito!

Onde? Avenida Munhoz da Rocha, 1049,  Juvevê
Quando? Terça a quinta, das 17h às 23h, às sextas, das 12h às 23h; aos sábados e feriados, das 11h às 23h; e, aos domingos, das 11h às 22h
Quanto? Entrada gratuita


Aquele rolezão na natureza

  • Passeio de Trem Curitiba-Morretes

O passeio ferroviário entre Curitiba-Morretes é um dos passeios de trem mais bonitos do mundo!

Créditos: Serra Verde-Express – Divulgação

O passeio ferroviário entre Curitiba-Morretes é um dos passeios de trem mais bonitos do mundo!

Considerado – real-oficial! – uma das viagens de trem mais bonitas do mundo, o passeio ferroviário entre Curitiba e Morretes vai te deixar, no mínimo, de queixo no chão!

Essa jornada surpreendente de cerca de 4 horas passa por dentro da Serra do Mar Paranaense, em um cenário que inclui montanhas, vales, rios, cascatas, penhascos e até desfiladeiros incríveis.

O divertido desse passeio pela maior área contínua de Mata Atlântica preservada no país é que a Serra Verde-Express, que é a empresa responsável pelo trajeto, oferece uma série de vagões temáticos, que vão desde uma decoração inspirada nos anos 1930, até um vagão pet friendly. Simplesmente imperdível!

Onde? De Curitiba a Morretes (saída da Rodoferroviária – Av. Presidente Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico)
Quando? Consulte os horários do trem aqui
Quanto? Consulte os valores aqui


  • Parque Passaúna

Lá no Parque Passaúna você pode praticar vários esportes aquáticos!

Créditos: Cesar Brustolim – Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Divulgação

Lá no Parque Passaúna você pode praticar vários esportes aquáticos!

Quem disse que Curitiba não tem praia? O Parque Passaúna, que fica às margens da represa que abastece a cidade, tá aí pra provar que os dias quentes nunca mais serão os mesmos depois de você conhecer esse lugar.

E o melhor é que não faltam possibilidades para aproveitar o dia ao ar livre: tem prática de remo, passeio de caiaque e stand up paddle (que você aluga no local) e até uma trilha ecológica, para quem não dispensa um contato com a natureza.

Pra fechar, você ainda pode curtir o almoço ou aquele lanchinho da tarde com uma vista única da represa.

Onde? Rua Eduardo Sprada, s/n, Augusta
Quando? todos os dias, das 6h às 19h
Quanto? Entrada gratuita


  • Gruta do Bacaetava

A Gruta do Bacaetava é um lugar cheio de história que você precisa conhecer!

Créditos: RjasperX – Wikimedia Commons

A Gruta do Bacaetava é um lugar cheio de história que você precisa conhecer!

Natureza e história se misturam na Gruta do Bacaetava, uma caverna escondida no meio da mata da cidade de Colombo, que fica distante a apenas 30 minutos de Curitiba.

O passeio guiado pela gruta percorre as impressionantes formações rochosas do local com suas estalagmites e estalactites com mais de 600 milhões de anos, além da história de sua descoberta, que remete ao final do século 19 e início do século 20.

Encontrada por um imigrante italiano na época, o local serviu como refúgio para outros descendentes de italianos na Segunda Guerra Mundial, que fugiam de perseguições e do alistamento militar obrigatório.

Se você estava procurando por um rolê diferentão, esse aqui é uma ótima pedida.

Onde? Parque Municipal Gruta do Bacaetava – Rod. Antonio Gasparin, 120 – Bacaetava, Colombo
Quando? Agendamento obrigatório pelo WhatsApp (41) 98861-8336. Sexta a domingo, das 9h às 16h
Quanto? Entrada gratuita


  • Parque Vista Alegre

O Parque Vista Alegre é o lugar perfeito para curtir aquele rolê incrível na natureza

Créditos: Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Divulgação

O Parque Vista Alegre é o lugar perfeito para curtir aquele rolê incrível na natureza

Falou em parques e bosques, pensou em Curitiba. A cidade, que é conhecida por suas amplas opções de áreas verdes, ainda reserva surpresas para um dia de Sol ao ar livre com o Parque Vista Alegre.

Composto basicamente pela vegetação nativa da cidade e suas araucárias, o que já garante momentos deliciosos de contemplação, o parque ainda conta com uma cachoeira de sete metros que deságua em uma piscina natural belíssima.

E tudo fica ainda mais impressionante quando visto de um mirante. O efeito visual é único!

Onde? Rua Cel. João Maria Sobrinho, 88, Vista Alegre
Quando? Diariamente, das 8h às 20h
Quanto? Entrada gratuita


  • Bosque Gutierrez

O Bosque Gutierrez é cercado de beleza e mistérios!

Créditos: Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Divulgação

O Bosque Gutierrez é cercado de beleza e mistérios!

Prepare-se para uma surra de beleza no Bosque Gutierrez, local que já foi uma chácara do Dr. João Carlos H. Gutierrez, um ilustre advogado da cidade.

O espaço é repleto de aroeiras, cedros, pitangueiras e outras tantas árvores típicas da região e ainda conta com um memorial dedicado a Chico Mendes, um paredão rodeado por flores e arbustos.

Outra coisa muito divertida sobre o bosque é que seu passado está envolto em mistérios. Reza a lenda, que em 1894 o dono da área foi o Pirata Zulmiro, que teria escondido um tesouro na região. Por isso, muito se fala sobre a existência de antigos caminhos subterrâneos ainda não descobertos.

E aí, topa uma caça ao tesouro?!

Onde? Rua, Av. Albino Raschendorfer, s/n – Vista Alegre
Quando? Diariamente, das 8h às 18h
Quanto? Entrada gratuita


Vidão cultural

  • Museu do Holocausto

Vamos aprender sobre história do holocausto para que isso não se repita!

Créditos: @MuseuShoaCuritiba/Facebook – Reprodução

Vamos aprender sobre história do holocausto para que isso não se repita!

Primeiro desse gênero no Brasil, o Museu do Holocausto é desses espaços culturais mais do que necessários. Afinal, é preciso olhar para a história com o objetivo de aprender com o passado e não repetir os mesmos erros no presente.

Neste quesito, o museu é mais do que perfeito, pois resgata a memória dos sobreviventes ao mesmo tempo em que homenageia todas as pessoas que perderam a vida nesse genocídio por meio de objetos pessoais, documentos, passaportes, fotos e vídeos.

O museu é uma pausa necessária em qualquer roteiro que se preze pois, além de aprender sobre este terrível episódio, é possível vivenciar discussões sobre valores tão importantes no nosso dia a dia como empatia, direitos humanos e cidadania.

Onde? Rua Cel. Agostinho Macedo, 248, Bom Retiro
Quando? É necessário agendar a visita no site. Às segundas, terças e quartas, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30; às sextas, das 8h30 às 11h30; e aos domingos, das 9h às 12h (não abre às quinta e aos sábados)
Quanto? Entrada gratuita


  • Museu Egípcio e Rosacruz + Tutankhamon

É a mistura do Brasil com o Egito que você quer? Então, conheça estes dois museus incríveis em Curitiba!

Créditos: @museuegipcioerosacruz/Facebook – Reprodução

É a mistura do Brasil com o Egito que você quer? Então, conheça estes dois museus incríveis em Curitiba!

Em que outro lugar do Brasil você encontra não um, mas dois museus dedicados ao Egito Antigo? Só mesmo em Curitiba para você se jogar na história dos faraós, o cotidiano daquela civilização e a sua religião com seu enorme panteão de deuses em um mesmo local!

Com um acervo de mais de 700 peças – muitas delas de réplicas fiéis, o Museu Egípcio e Rosacruz tem como destaque duas múmias de verdade: a de Tothmea, que possivelmente foi uma musicista de um templo da deusa Ísis; e a da menina Wanra, de dois anos.

Já o Museu Tutankhamon tem réplicas fiéis de objetos encontrados na tumba do Rei Tut, conhecido como o faraó menino e até hoje uma das múmias mais conhecidas de todos os tempos. Esse é passeio pra ir com calma e aproveitar a imersão nessa importante civilização do passado.

Onde? Rua Nicarágua, 2641, Bacacheri
Quando? Terça a sexta-feira, das 10h às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Quanto? Consulte valores no site do espaço


  • Museu de Arte Indígena

A cultura e a arte de vários povos originários são representadas no MAI – Museu de Arte Indígena

Créditos: @MAIMUSEU/Facebook e site da instituição – Reprodução

A cultura e a arte de vários povos originários são representadas no MAI – Museu de Arte Indígena

Museu de Arte Indígena é um rolê surpreendente pra sair da bolha e conhecer um pouquinho mais sobre as culturas dos povos originários.

Primeiro museu particular do país dedicado ao tema, ele oferece um vasto acervo de plumárias, cerâmicas, cestarias, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas, adornos, bancos e outros objetos reunidos ao longo de mais de 20 anos de pesquisa e expedições da diretora do museu, Julianna Podolan Martins.

São peças cheias de histórias e tradições que retratam o cotidiano e a produção artística das muitas nações indígenas brasileiras. Simplesmente obrigatório!

Onde? Avenida Água Verde, 1413, Água Verde
Quando? Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30
Quanto? Consulte os valores dos ingressos aqui


  • Casa Portfólio

A Casa Portfólio é um espaço cultural bem bacanudo todo dedicado à fotografia!

Créditos: @casaportfolio/Instagram – Reprodução

A Casa Portfólio é um espaço cultural bem bacanudo todo dedicado à fotografia!

Tem combinação mais incrível do que café, galeria, livraria e escola de fotografia? A Casa Portfolio é tudo isso e ainda tem um jardim bem alto astral, com muitas cadeiras de praia e cores.

O centro cultural recebe debates e exposições que valorizam a fotografia e o mais legal é que o passeio se encaixa perfeitamente em qualquer horário do dia.

De tarde, é uma delícia curtir aquele sol no jardim. Já à noite, a área externa ganha uma iluminação colorida, passando um clima bem festivo de início de rolê. Difícil de recusar!

Onde? Rua Alberto Folloni, 634, Juvevê
Quando? Quinta e sexta, das 16h às 22h, e sábado e domingo, das 12h às 22h
Quanto? Entrada gratuita


Café é vida!

  • Café 217

Tome um cafezinho delicioso no 20º andar de um edifício no centro de Curitiba!

Créditos: @cafe_217/Instagram – Reprodução

Tome um cafezinho delicioso no 20º andar de um edifício no centro de Curitiba!

Um café nas alturas cheio de estilo! Este é o Café 217, localizado no 20º andar do edifício Galeria Tijucas e que foi livremente inspirado no livro “O Iluminado”, de Stephen King, entre outros clássicos do terror.

Além de hitar na vista perfeita do centro da cidade, a cafeteria com seu clima bem charmosinho é um convite irresistível para fazer uma pausa e provar as comidinhas do local e suas bebidas diferentonas.

Dica: não deixe de experimentar o Pinhead, que tem base de café expresso e leva leite e xarope de melancia!

Onde? Galeria Tijucas – Av. Luiz Xavier, 68, Centro, 20° andar, sala 2015, Centro
Quando? Segunda a sexta-feira, das 12:00 às 19h, e aos sábados, das 12h às 18h
Quanto? Entrada gratuita


  • Café do Viajante

Sua viagem vai ficar ainda mais temática no Café do Viajante

Créditos: @cafedoviajante/Facebook – Reprodução

Sua viagem vai ficar ainda mais temática no Café do Viajante

Atenção, senhores passageiros, que o Café do Viajante é parada obrigatória no Centro Cívico da cidade.

Entre um docinho, café, ou quem sabe um salgado e até um drink, você pode curtir esse ambiente divertido e descolado repleto de fotografias de viagens e quem sabe já ir se inspirando para o seu próximo destino.

Já o espaço externo, cheio de cores e plantinhas, pode ser o cenário perfeito para um date ou porque não, aquele brunch sem pressa. Se joga!

Onde? Rua Comendador Fontana, 229, Centro Cívico
Quando? Terça a sexta-feira, das 12h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h?
Quanto? Entrada gratuita


  • Degusto Café

Amantes de café têm refúgio garantido no Degusto

Créditos: @degustocafe/Facebook – Reprodução

Amantes de café têm refúgio garantido no Degusto

Tá procurando um refúgio urbano? Então, o Degusto Café pode ser a pedida perfeita para o seu rolê.

Com uma surpreendente decoração escandinava, mas com aquela cortesia brasileira, o café faz de suas comidas e bebidas uma grande homenagem à cineastas e escritores famosos, como Fellini, Godard, Babenco, Hitchcock, Buñuel, Rimbaud e Hemingway.

Os doces são atrações à parte, com várias opções de tortinhas apetitosas, como a de berry caramel (ganache de chocolate, framboesa e caramelo), e outras delícias bem chocolatudas para uma pausa deliciosa, como o bolo de cenoura com calda.

Onde? Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1148, Centro
Quando? Segunda a sábado, das 9h às 21h; aos domingos, das 15h às 20h30
Quanto? Entrada gratuita


Explore novos sabores

  • Cave Colinas de Pedra

Prove espumantes beeeem borbulhantes dentro de um túnel

Créditos: @cavecolinasdepedra/Instagram – Reprodução

Prove espumantes beeeem borbulhantes dentro de um túnel

Apaixonados por espumantes, uni-vos! Afinal, tem passeio perfeito para os apreciadores da bebida borbulhante nos arredores da cidade, mais especificamente em Piraquara, onde fica a vinícola Cave Colinas de Pedra.

E rolê em vinícola a gente já sabe: não pode faltar uma degustação. E a da Cave inclui diversos rótulos de sua produção, que são envelhecidos ali mesmo, num túnel ferroviário de 1883, e que você pode conhecer numa visita guiada.

Pro passeio ficar completo ainda rola almoço no restaurante da vinícola com a possibilidade de harmonização com os espumantes e diversas praças de descanso, com gazebos e cadeiras hiper confortáveis, para você relaxar depois de um dia cheio de experiências sensoriais.

E pra quem é dos vídeos e das fotos ainda rola uma vagão de trem restaurado pra você dar aquele check nas redes sociais.

Onde? Rua Antonio Brudeck, 100, Roça Nova, Piraquara (região metropolitana de Curitiba)
Quando? Visitação à cave: aos sábados e domingos, às 11h30 | Almoço: aos sábados e domingos, às 13h
Quanto? Consulte o preço aqui


  • SFco179

Conheça esta vila pra lá de criativa no centro de Curitiba

Créditos: @sfco179/Instagram e @tijolocwb/Instagram – Reprodução

Conheça esta vila pra lá de criativa no centro de Curitiba

Quem é que não gosta de conhecer um lugar com aquele clima de secreto, tal qual os speakeasies tinham no passado? O SFco179 é um destes lugares para você descobrir no Centro Histórico de Curitiba.

O multiespaço, que se esconde em uma charmosa vila (que no passado foi ateliê e loja do escultor Ricardo Tod, criador da Fonte da Memória, no Largo da Ordem), é hoje a casa da Royalty Cafeteria e Torrefação, com seus cafés e drinks especiais; e o Tijolo Comida Descomplicada, um restaurante cheio de pratos suculentos.

O local ainda possui um jardim super convidativo, com direito até a um abacateiro, pra você se jogar e deixar o tempo passar num ritmo único como o do próprio SFco179.

Onde? Rua São Francisco, 179, Centro Histórico
Quando? Royalty Cafeteria : segunda a quarta, das 12h às 22h; quinta a sábado, das 12h às 23h59; e domingo, das 12h às 21h | Tijolo: terça  a sexta, das 11h15 às 22h, sábado, das 12h às 23h, e, domingo, das 12h às 18h
Quanto? Entrada gratuita


Pra uma noite única!

  • Ginger Bar

Bar secreto + números burlescos é a soma perfeita para uma noite incrível!

Créditos: Eduardo Macarios – divulgação (1ª) | @gingerbarcwb/Instagram – Reprodução

Bar secreto + números burlescos é a soma perfeita para uma noite incrível!

Qual é a senha? Sim! Para adentrar ao universo secreto e lúdico do Ginger Bar, que fica escondido atrás de uma galeria de arte no centro da cidade, antes de mais nada você precisa descobrir as palavras mágicas da semana que a casa publica nos stories de seu Instagram (e estão sempre em destaque).

Uma vez dentro da casa você vai ser apresentado à divertida e surpreendente programação do bar como as calientes Terças Burlescas e shows-surpresa com performances como stripteases, danças exóticas, show de vedetes, drag queens, contorcionismo, acrobacias com tecidos e argolas, e muito mais!

Pra noite ficar completa, é só acompanhar cada apresentação provando os drinks da casa, que têm nomes inspirados em filmes e artistas icônicos e vão de releituras de clássicos à coquetéis autorais. Eu se fosse você não deixava de conhecer esse lugar por nada!

Onde? Rua Saldanha Marinho, 1220, Centro
Quando? Segunda a sábado, das 18h à 0h
Quanto? Consulte o valor da entrada aqui


  • Geek Burguer

O Geek Burguer comemora a cultura pop, dos quadrinhos e dos games com uma decoração mega estilosa e cheia de neon

Créditos: @geekburguer/Instagram – Reprodução

O Geek Burguer comemora a cultura pop, dos quadrinhos e dos games com uma decoração mega estilosa e cheia de neon

Geek Burguer abriu uma fenda temporal até os anos 1980 para criar um lugar com um clima que fãs de Stranger Things vão se apaixonar à primeira vista!

A decoração toda trabalhada no neon, com grafites mega coloridos e referências à personagens da cultura pop, e os videogames e máquinas arcade, para curtir um joguinho retrô, dividem espaço com um cardápio cheio de possibilidades.

Tem cerveja artesanal e drinks divertidos para quem não dispensa uma bebidinha, além de porções deliciosas e burgões monstruosos para salvar a larica da noite. De sobremesa, não deixe de provar outra iguaria da casa: os burguers doces – como de morango com chocolate, prestígio e doce de banana.

Onde? Alameda Carlos de Carvalho, 805, Centro
Quando? Segunda a domingo, das 16h às 23h
Quanto? Entrada gratuita


  • Vila Yamon

A Vila Yamon tem milhares de sabores para vocês degustar!

Créditos: @vilayamon/Instagram – Reprodução

A Vila Yamon tem milhares de sabores para vocês degustar!

Vila Yamon é a melhor definição de que “felicidade compartilhada é alegria redobrada”. Isso porque a casa é formada por vários espaços, cada um com uma especialidade!

Sério, como não amar um local que oferece cerveja artesanal, drinks audaciosos, criações com gin, petiscos, esportes, vinhos, comida japonesa e hambúrgueres? Sem contar que a casa sempre faz promos que mudam a cada dia da semana!

Como se não bastasse tudo isso, o ambiente é criativo, com vários cantinhos coloridos para tirar as melhores selfies. Seu feed vai bombar com muito neon, fliperama, sinuca e até máquina de pegar bichinhos de pelúcia!

Onde? Rua Itupava, 1402, Alto da XV
Quando? Terças, das 18h à 0h; quartas, das 18h à 00h30; às quintas, das 18h à 1h; às sextas, das 18h às 2h; aos sábados, das 17h às 2h; e, aos domingos, das 17h à 0h
Quanto? Entrada gratuita

Catraca Livre

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios