Nem a igreja matriz de São João do Itaperiú escapou do fenômeno que pode se tratar de uma micro-explosão
Uma forte tempestade atingiu o município de São João do Itaperiú, região Norte de Santa Catarina, neste domingo (26). Segundo informações, o fenômeno pode se tratar de uma micro-explosão.
Imagens que circulam nas rede sociais mostram parte de estrago na cidade. Nem a igreja matriz São João Batista escapou do temporal. O teto da igreja foi todo arrancado e deixou o interior todo destruído.
Uma moradora do local, Letícia Fontanive, registrou imagens onde é possível ver postes e árvores caídas nas ruas do município, além de imóveis destelhados. Letícia mostra também uma igreja que foi atingida pelos ventos e pela chuva.
A Meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina informou que “foi uma tempestade severa, estamos avaliando os dados e imagens dos estragos para verificar uma possível subclassificação”. Segundo o órgão, o vento máximo registrado na estação de Barra Velha foi de 75km/h entre às 15 e às 16h.
Já o Corpo de Bombeiros informou que está acompanhando a situação no local com viaturas para dar suporte. “Foi montado um Sistema de Comando em Operações para gerenciar a situação e a Defesa Civil de Santa Catarina também está no município prestando assistência aos moradores, contabilizando aqueles que foram afetados e auxiliando no restabelecimento das residências”, complementou.
A prefeitura da cidade informou que o Governo de Santa Catarina estuda decretar Situação de Emergência devido aos estragos causados pelas fortes chuvas. Foi informado também que os moradores prejudicados pela tempestade devem contatar a Defesa Civil.
Assista: