EsportesNotícias

Seleção Brasileira de Handebol se prepara em C. Mourão para a disputa do Mundial Junior [fotos e vídeo]

Equipe brasileira garantiu vaga para a principal competição da modalidade ao derrotar a Argentina na decisão do SulCentro-Americano.

Vinte atletas da seleção brasileira masculina de handebol Júnior (sub-21) estão treinando no Ginásio da UTFPR, em Campo Mourão, numa etapa preparativa para o Mundial da modalidade que acontece na Alemanha e Grécia,  entre os dias 20 de junho a 02 de julho de 2023.

A equipe comandada pelo técnico Dream Dutra treina e faz toda a preparação física na cidade com atividades todos os dias até o próximo domingo, dia 5 .

Dois mourãoenses fazem parte do time, o fisioterapeuta Kadu Aldrigue, preparador físico da seleção e o responsável pela vinda da delegação nacional se preparar para a competição em Campo Mourão, e o atleta João Matheus que iniciou sua trajetória nas categorias de base na Colégio Estadual Antônio Teodoro de Oliveira, ganhando destaque até ser convocado para a pré-seleção.

O técnico Dream Dutra reconhece o esforço do Município, da Associação Mourãoense de Handebol e de empresários que possibilitaram os treinos em Campo Mourão. “Estou grato pela acolhida e principalmente ao apoio financeiro que a equipe do Kadu conseguiu para que estivéssemos aqui”, agradece Dutra.

Para o treinador essa é uma oportunidade para avaliar alguns jogadores que não estiveram na Argentina, onde a seleção sagrou se campeã do Campeonato SulCentro-Americano, que garantiu a vaga para o Mundial. De acordo com o técnico, foi uma grande conquista para os jovens atletas que enfrentaram a equipe argentina e mais de 4500 torcedores na final pelo placar de 20×17, a competição foi realizada em novembro de 2022, na Argentina.

Dutra conta 35 jogadores, mas apenas 20 estão nesta fase de preparação. O objetivo do treinador é observar e formar um time com 21 atletas que vão compor a seleção, portanto viajam para o mundial.

Desafio

A participação da seleção brasileira sub-21 no mundial gera grande expectativa, pois o objetivo é superar a melhor posição que o país já alcançou na competição, o sexto lugar. Para isso terá de superar na primeira fase Portugal, atual vice campeão europeu, Kuwait e Costa Rica que fazem parte do seu grupo.

© Marcos de Souza

Mourãoense João Mateus Pinguelli

João Mateus é uma jovem promessa do handebol mourãoense que tem chances de disputar o mundial se convencer o técnico de que está pronto. O atleta de Campo Mourão tem 20 anos, é estudante em Itajai/SC, mas iniciou na modalidade com apenas 8 anos de idade no colégio Antônio Teodoro de Oliveira de Campo Mourão (ATO) em um projeto escolar.

Projeto Local

Para Diva Pinguelli, coordenadora da categoria na Associação de Handebol de Campo Mourão (Ahandecam) e no ATO, é um sonho ver a seleção brasileira treinando na cidade e com atleta formado no projeto do colégio. A torcida é grande de ver João Mateus representando Campo Mourão e o Brasil no mundial. “Espero que ele seja convocado, mas se não for agora é questão de tempo. Ele tem potencial”, diz a coordenadora e também tia de Mateus.

Experiência

A presença dos atletas das seleção tem movimentado a cidade. Eles treinam numa academia na área central e tem feito visitas aos empresários parceiros do projeto.

Além disso, a comunidade tem acompanhado o treinamentos no ginásio da UTFPR e na próxima quinta-feira (02) crianças e jovens, de  12 a 17 anos, que fazem parte do projeto escolar de handebol de Campo Mourão, vão poder ver de perto um treino da equipe.

Serão cerca de 200 jovens que terão a oportunidade conhecer atletas de alta performance treinando a modalidade que eles são apaixonados e jogam nas suas escolas.

Apoio

A vinda da seleção brasileira fazer essa preparação para o mundial em Campo Mourão tem a participação direta do seu preparador físico, Kadu Aldrigue, ex-atleta do handebol mourãoense e hoje convocado como fisioterapeuta dos atletas da seleção. “Quando vi a possibilidade de trazer a delegação para treinar aqui mobilizei a Fundação de Esportes e amigos empresários para ter o orçamento suficiente”, comenta Kadu.

O esforço valeu a pena, a comissão técnica e os atletas foram bem recebidos e estão hospedados em um hotel da cidade, recebem alimentação e transporte com a ajuda de empresários e da Fundação de Esportes.

Fotos: Marcos de Souza

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios