Mesa Executiva da Câmara prorroga mandato da Procuradora da Mulher
A Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão decidiu em reunião prorrogar por mais um ano, o mandato da vereadora, Naiany Hruschka Salvadori como Procuradora da Mulher, no Legislativo mourãonse.
A Mesa Executiva do Legislativo é composta pelo presidente, Edilson Martins e pelos parlamentares Miltinho Cidade Nova (1º vice-presidente), Subtenente Macedo (2º vice-presidente), Jadir Soares Pepita (1º secretário) e Naiany Hruschka Salvadori (2ª secretária).
Naiany assumiu o cargo no dia 08 de março do ano passado, após a aprovação de um projeto de Resolução, de autoria da própria vereadora, criando a Procuradoria da Mulher. O cargo não gera custo ao Poder Legislativo e foi criado para garantir a participação da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas de equidades, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência e para fiscalizar os serviços prestados às cidadãs mouraoenses.
“A criação da Procuradoria da Mulher nesse um ano de mandato foi de extrema relevância para a reestruturação da rede de proteção a mulher vítima de violência em Campo Mourão, sendo essa, uma das principais pautas da Procuradoria, que é o combate a todos os tipos de violência contra a mulher, não só a doméstica, mas a violência política, violência no trabalho, o assédio e a violência sexual”, comentou
Naiany.
Ela lembrou ainda que os trabalhos de fiscalizações e atuações da Procuradoria – junto aos órgãos competentes – se destacaram em um ano de mandato, com a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e a reabertura da Casa Abrigo Fênix. A Casa abriga mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medida protetiva, acompanhadas ou não dos filhos.
“Com o apoio de parlamentares e da Procuradoria Estadual recebemos a delegada, Paloma Gonçalves Batista para comandar a Delegacia da Mulher na cidade. Todas essas ações auxiliam na reestruturação da rede de proteção a mulher vítima de violência em Campo Mourão”, disse. “O gabinete da Procuradoria da Mulher, na Câmara, está de portas abertas para todas as mulheres”, destacou Naiany Hruschka Salvadori.
“A Procuradoria é responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres”.
De acordo com Naiany, a procuradoria – com o cargo ocupado por uma vereadora, indicado pela Mesa Executiva da Câmara – irá promover ações garantindo os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher. “Vamos também zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Poder Legislativo”.
Ela salienta também que a Procuradoria será responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.
A vereadora lembrou ainda, que a Procuradoria será independente, terá suporte técnico da estrutura da Câmara e contará com uma Procuradora, designada pela Mesa Executiva da Câmara, com o mandato de um ano, podendo se estender por mais um ano. “O foco está no combate a todas as formas de violência e discriminações, contra a mulher, nas mais diversas áreas”, disse.
A lei que criou a Procuradoria da Mulher no legislativo prevê mandato de um ano prorrogável por mais um.
Naiany assumiu a função em março do ano passado, pouco depois do cargo ter sido criado.
Em tempo: a procuradora não tem salário.
Da Assessoria