Notícias

Grande massa de ar frio chega com clima de outono e mais uma semana com chuvas

Uma massa de ar frio abrangente e forte para os padrões de fevereiro vai ingressar no Sul do Brasil nesta sexta e trará um fim de semana outonal

Uma grande e forte massa de ar frio avança neste momento pela Patagônia, na Argentina, e vai chegar ao Brasil entre esta sexta e o sábado com queda acentuada da temperatura em diversos estados. Trata-se de uma incursão de ar frio muito abrangente para esta época do ano e com intensidade significativa.

A massa de ar frio vai ter um deslocamento pelo Centro-Sul da América do Sul com trajetória de natureza continental, ou seja, pelo interior do continente. Avança pela Argentina até o Norte do país e alcança o Paraguai e parte da Bolívia, além do Uruguai, o Sul do Brasil e parte do Sudeste.

Normalmente, no verão, as massas de ar frio que não deixam de chegar às latitudes médias do continente costumam ter uma trajetória marítima. Por isso, chama a atenção o comportamento deste pulso de ar frio de deslocamento continental.

COMO SERÁ A CHEGADA DO FRIO AO BRASIL

A massa de ar frio alcançará o Sul e parte do Centro-Oeste e do Sudeste no Brasil. O resfriamento, por óbvio, será mais acentuado nos estado do Sul, mas a temperatura deve cair em partes do Mato Grosso mais a Oeste, no Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A massa de ar frio toma conta do Sul do Brasil entre esta sexta e o sábado, devendo chegar com rajadas de vento do quadrante Sul, especialmente no Rio Grande do Sul que estará mais perto do ciclone no Prata. Em São Paulo, por outro lado, a queda da temperatura será sentida no fim de semana.

VEJA COMO SE SENTIRÁ O FRIO

A temperatura terá um acentuado declínio nesta sexta no Rio Grande do Sul, o que resultará em temperaturas máximas à tarde muito mais baixas que o habitual em fevereiro em diversas cidades.

Em Campo Mourão, a previsão é que a mínima da semana (15ºC) ocorra neste sábado, dia 18. A chuva deve continuar durante os próximos dias na região. Segundo o Metsul, estão previstos quase 200 milímetros para os próximos oito dias. Confira na imagem abaixo.

© Metsul

A interação de instabilidade e ar mais frio trará sim máximas à tarde muito abaixo do normal para fevereiro.

CHANCE DE GEADA

A atmosfera mais seca e fria deve trazer condições para a formação de geada neste fim de semana no Sul do Brasil. Nada como os eventos de geada do inverno, mas sim ocorrências bastante pontuais e localizadas, mais concentradas em baixadas.

FRIO DE VERÃO NÃO É FRIO DE INVERNO

Que ninguém imagine que uma massa de ar frio em fevereiro produzirá efeitos como se fosse junho ou julho. Embora seja de forte intensidade para esta época do ano, somente faz frio no período da noite nas localidades que tiverem temperatura baixa. Com o sol e o ar seco, aquece rapidamente. Sob ar frio, as tardes acabam sendo agradáveis e sem o calor que vinha se registrando. Outra característica das incursões de ar frio de verão é a brevidade. Com efeito, o período com temperaturas mínimas muito baixas e tardes mais amenas deve se limitar ao fim de semana. Já na segunda começa a aquecer. Só que o calorão não retornará no começo da semana porque em muitas cidades o tempo se instabiliza com chuva.

Fonte: METSUL

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios