Em C. Mourão, idoso procura Procon após perder R$ 180 mil em golpe do bilhete premiado
O Procon/CM atendeu consumidor de 83 anos abordado saindo da academia por um indivíduo com alegação que precisava ajudar uma mulher que estaria no carro com um bilhete premiado e não poderia ir sacar o prêmio. Neste meio tempo a vítima acabou consumindo água e bala, oferecidos pelo golpista.
O idoso foi convencido a comprar o bilhete de loteria no suposto valor de R$ 3,8 milhões em troca de R$ 180 mil. A vítima foi levada ao banco pelos próprios criminosos para realizar a transferência. Ele entrou pouco antes da agência abrir e foi atendido pela funcionária que efetivou a transferência de sua conta poupança para uma conta digital.
Ele relatou ao Procon que após a operação bancária, os criminosos rodaram com ele pela cidade por cerca de duas horas e o deixaram em sua residência. Só então percebeu ter caído em um golpe.
A vítima disse ainda que solicitou auxílio do banco para desfazer a transferência e fornecer a gravação de câmeras, entretanto, a instituição financeira não cooperou com as investigações.
O diretor do Procon, Sidnei Jardim, afirma que o banco deve fornecer segurança e informação aos consumidores, principalmente aos idosos que vão desacompanhados realizar altas transferências. “O Procon está agindo para que ele possa recuperar o valor e que outros idosos não passem pela mesma situação”, ressalta o diretor.
Nesse caso, em especifico, o Procon aponta seis possíveis falhas do banco: 1 – atendeu o consumidor idoso antes da abertura da agência; 2 – autorizou, sem questionamentos, uma transferência de R$ 180 mil para uma conta digital; 3 – falta de tratamento diferenciado para uma pessoa idosa; 4 – falta de segurança para evitar golpes; 5 – facilidade de transferência de alto valor em dinheiro de conta poupança; 6 – não apresentar solução nem assistência para resolução após constatado o golpe.