É pavê? Site elege doce brasileiro como o 3º melhor “bolo” do mundo
O site The Taste Atlas elegeu o pavê como o terceiro melhor do mundo. A lista conta com 50 sobremesas
Aquele tio piadista já pode comemorar! O pavê é o representante brasileiro da lista dos 10 melhores bolos e tortas do mundo, elaborada pelo portal especializado em gastronomia The Taste Atlas. O doce ficou em terceiro no ranking 10 Best Rated Cakes in the World 2023, divulgado esta semana.
A lista é elaborada todos os anos a partir de avaliações de usuários. O Brasil já apareceu em outros rankings do site, como aconteceu em junho de 2022, quando o Canastra ficou no topo de uma lista com 50 queijos de diversos países, e no começo de janeiro de 2023, quando a picanha, a vaca atolada e a moqueca apareceram em 2º, 29º e 49º lugar entre as 100 melhores comidas típicas do mundo, do Travel Atlas Awards 2022.
Apesar de muita gente não associar o pavê a um bolo ou a uma torta, é assim que os especialistas do The Taste Atlas enxergaram a iguaria. No texto de apresentação do ranking, o portal se refere ao doce como “um popular bolo de sobremesa em camadas brasileiro que é semelhante ao tiramisù e não precisa de cozimento”.
A publicação destaca ainda outra característica fundamental do pavê brasileiro: a versatilidade. “É uma sobremesa tradicional no Brasil. Cada família tem sua variação, por isso, existem receitas de morango, abacaxi, chocolate branco, coco, pavê de amendoim, entre outras. O importante é servir o bolo frio e desfrutar de seus sabores, texturas e variedades únicas”.
A página, além de apresentar a receita, sugere três lugares no Brasil para se provar a sobremesa, baseado em indicações de usuários. São eles os restaurantes Casa Garcia, em São Paulo; a cafeteria Ponto das Letras, em Ilhabela; e a Confeitaria Krauss, em Florianópolis.
A Rússia garantiu o topo do ranking, com seu medovik, um bolo em camadas de biscoito, recheado com mel e finas camadas de creme.
O segundo lugar da lista é do sernik, classificado pelo portal como o “cheesecake da Polônia”. É feito com ovos, açúcar e twaróg, um tipo de requeijão usado em sobremesas há centenas de anos – acredita-se que sua origem vem do século XVII.
Confira o ranking completo:
O ranking conta com 50 sobremesas
Fonte: Metrópoles