Bancos não abrem no Carnaval; veja feriados bancários em 2023
Serão 11 datas em que as instituições param. Veja como realizar transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.
O calendário de feriados de 2023 está recheado de folgas prolongadas. São oito feriados nacionais restantes – um já foi em 1º de janeiro – e cinco datas de ponto facultativos em repartições públicas federais – ou seja- feriado. Em relação ao funcionamento dos bancos, serão 11 datas em que as instituições param. Veja os detalhes.
Vale ressaltar que Bancos e a Bolsa de Valores, a B3, só param em datas consideradas feriados nacionais e no Carnaval. Assim, os dois primeiros dias sem expediente bancário ocorrerão agora em fevereiro, quando se comemora o Carnaval, nos dias 20 e 21. A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.
Os outros feriados bancários são: Sexta-feira Santa (07 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1 de maio), Corpus Christi (8 de junho), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Feriados bancários nacionais em 2023
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) além das pausas em dias da semana, há dois dias com expediente especial.
Agora em 22 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, o início do atendimento será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.
E no último dia do útil do ano, que em 2023 será em 29 de dezembro, as agências bancárias tradicionalmente não abrem ao público.
A entidade orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.
Feriados prolongados de 2023 podem render até 33 dias sem trabalhar
Considerando todos os feriados, desde o dia 1º de janeiro, vão ser 33 dias sem trabalhar para quem puder emendar a folga no fim de semana, já que todos os feriados vão cair nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Bom dizer que esta lista não considera os feriados municipais e estaduais e outros pontos facultativos. Então a chance de folgar ainda mais aumenta para muitos.
Como já dito, a primeira oportunidade de folgar será o feriado de Carnaval 2023, que neste ano será em 21 de fevereiro.
Depois vem a Semana Santa, e o feriado de Páscoa, celebrada de sexta-feira (7 de abril) até domingo (9). Na sequência, outra esticada de 3 dias com o feriado de Tiradentes (21 de abril), que neste ano será na sexta-feira.
Maio já começa com mais uma folga prolongada. O dia 1º, Dia do Trabalho, será na segunda-feira. Somada ao fim de semana, são mais 3 dias de descanso para quem não trabalha de fim de semana, claro. Para fechar as folgas do primeiro semestre, temos o feriado de Corpus Christi, sempre às quintas-feiras, desta vez em 8 de junho. Bom lembrar que o Corpus Christi é considerado ponto facultativo pelo governo federal.
Fonte: Valor Investe