Notícias

Anvisa proíbe venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos

Segundo a reguladora, a medida é preventiva, mas os produtos não devem ser expostos ou utilizados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de todas as pomadas utilizadas para modelar e trançar os cabelos. A medida, que é preventiva, significa que nenhum lote de qualquer um desses produtos deve ser vendido ou utilizado por consumidores e profissionais da beleza.

De acordo com nota do órgão, publicada nesta sexta-feira (10), produtos adquiridos anteriormente e existentes nas residências ou em salões de beleza também não devem ser utilizados neste momento. Por ora, não existe determinação de recolhimento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e conclusão do caso.
Anvisa

A reguladora orientou ainda que consumidores que tenham utilizado o produto recentemente, lavem os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por aqui.

Investigação em andamento

A Anvisa e os órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais seguem investigando os casos, os produtos associados e as empresas fabricantes. A agência continuará publicando medidas preventivas específicas para determinadas empresas e produtos, à medida que a investigação fornecer mais evidências.

Segundo a agência, a avaliação de risco feita em conjunto com o Ministério da Saúde e vigilâncias sanitárias locais indicou que, diante do número de ocorrências, distribuição geográfica e diversidade de marcas envolvidas, a medida mais segura no momento é interditar estes produtos até que todas as providências possíveis sejam adotadas para evitar novos eventos.

Fonte: Olhar Digital

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios