Tudo on-line: Veja como ter a carteira digital de trabalho, de identidade e de motorista
Até março de 2023, brasileiros de todos os estados terão acesso à Carteira de Identidade Nacional (CIN) em formato digital
Os brasileiros já se acostumaram a ter serviços de bancos, de transportes e até de mercados disponíveis na palma da mão, em um toque no celular. Mas a lista não para aí. Documentos também têm ganhado versões digitais. Carteira de identidade digital, de trabalho e de motorista são algumas delas. Veja como ter a sua.
Carteira de Identidade digital
Até março de 2023, brasileiros de todos os estados terão acesso à Carteira de Identidade Nacional (CIN) em formato digital. Por enquanto, o modelo só está disponível para quem mora no Piauí, Paraná, Minas Gerais, Acre, Goiás e Rio Grande do Sul. Além do formato, o documento traz apenas um número nacional de identificação, que é o CPF. O objetivo é evitar fraudes, já que antes era possível obter um número de RG por estado, explica o secretário de Governo Digital Fernando Coelho Mitkiewicz.
A nova CIN também permitirá a inclusão da carteira de estudante, pela leitura do QR Code presente no novo modelo do documento. Além disso, também está presente na carteira um código de padrão internacional, chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.
Como tirar a carteira de identidade digital: O documento é obtido por meio do aplicativo Gov.br, disponíveis em lojas aplicativos para sistemas operacionais iOS ou Android. Mas atenção: a emissão só é possível depois da pessoa ter a carteira física, em papel e em policarbonato, que é emitida no órgão responsável pela identificação em cada cidade.
Como acessar a carteira de identidade digital: Após inserir o usuário e a senha no aplicativo Gov.br, aparecerá uma tela inicial com o ícone ‘Carteira de documentos’. A partir daí, basta clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso.
Validade da carteira de identidade digital: A nova carteira é válida em todo o território nacional. O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa.
- cinco anos de validade para crianças até 11 anos de idade
- 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos.
- Prazo indeterminado: para a população a partir dos 60 anos
Minha carteira de identidade de papel ainda tem validade? O documento no formato anterior ao lançado em agosto de 2022 é válido até 28 de fevereiro de 2032. Depois disso, as pessoas precisam ter a nova Carteira de Identidade Nacional. A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações. A população com idade acima de 60 anos tem a opção de não mudar de documento.
Carteira de trabalho digital
O aplicativo da CTPS existe desde 2017. Contudo, ele não substituía o documento físico. A partir de 2019, a funcionalidade passou a substituir a CTPS em meio físico para a contratação na grande maioria dos casos. O uso do aplicativo dá acesso ao documento sem necessidade de se dirigir a uma unidade física de atendimento, já que o documento é emitido automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que possua inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital está entre os mais acessados do domínio Gov.br, segundo o relatório mensal de acessos das páginas eletrônicas do Governo Federal, divulgado em dezembro, referente ao mês de novembro.
Como tirar a carteira de trabalho digital: É preciso baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” na App Store da Apple e no Play Store do Android,. É possível acessar também pelo portal Gov.br no endereço https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho. O documento não tem custo para o trabalhador.
Como consultar a carteira de trabalho digital: O número da carteira de trabalho é o mesmo número de inscrição no CPF. Pelo aplicativo é possível consultar informações de qualificação civil, obtidas da base de dados do CPF; ou dados de contratos de trabalho inclusive aquelas que já estavam registradas na Carteira de Trabalho em papel, obtidos do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Também é possível solicitar o Seguro-Desemprego e a apresentação de recurso contra eventual indeferimento, além do acompanhar o Abono Salarial.
Minha carteira de trabalho de papel ainda tem validade? A orientação do Ministério do Trabalho é que quem já tinha a CTPS em formato físico deve guardá-la por ser um documento. Por outro lado, ela não é válida como documento de identificação civil.
Carteira de Motorista Digital
A Resolução nº 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a permitir a versão aprimorada da Carteira de Nacional de Habilitação de forma eletrônica e impressa. É possível renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez. A versão digital continua trazendo a tecnologia do QR Code Vio, que garante a autenticidade e a segurança. O uso não invalida os documentos atuais, que continuam valendo em todo o Brasil até sua data de validade. Apesar da facilidade, nem todas as locadoras de carros aceitam a apresentação da versão digital da habilitação.
Como tirar a carteira de motorista digital: A função está disponível para quem já tem carteira de motorista que possua um QR Code na parte de trás. O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ( CNH-e) está disponível para Android ou iOS. Em seguida, é preciso fazer o login pela conta gov.br. Depois de ter realizado seu login, agora você precisará apontar a sua câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista e depois tirar uma foto dentro do aplicativo. O aplicativo vai primeiro comparar a sua foto com a foto do banco de dados do Detran para confirmar sua identidade. Por último, você vai confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado onde sua CNH foi feita. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo vai gerar a sua CNH Digital.
Como consultar a carteira de motorista digital: Na área do condutor, são apresentadas as informações pessoais. O documento no aplicativo para celular contém uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação. Tanto a versão digital quanto o mais recente modelo adotado pelo desde 1º junho prevê que o documento seja emitido em três idiomas – português, inglês e espanhol. O aplicativo permite o pagamento de multas com desconto e a venda digital com transferência on-line da propriedade do veículo, entre outras facilidades
Via: Valor Investe (com informações do Governo Federal)