Tolerância do radar de velocidade: veja qual o limite realmente considerado!
É comum cometer a infração de ultrapassar a velocidade, porém existe um limite de tolerância para esse excesso.
Você já parou para pensar que até mesmo o rompimento do limite tem um limite? Pode parecer confuso, mas no que diz respeito à velocidade no trânsito, existe uma tolerância para ultrapassar o limite permitido segundo a lei. Confira como isso funciona na prática com a leitura completa desta matéria.
Limite no excesso de velocidade
Muitas vezes, cientes da existência dessa lei, mas sem saber como ela funciona, muitos motoristas acabam cometendo essa infração. Porém, é importante ressaltar que isso não é motivo para acelerar desenfreadamente. Assim, acompanhe a seguir de que maneira essa regra atua no trânsito.
Como funciona na prática?
Para vias cujo limite de velocidade é de no máximo 100 km/h, acrescenta-se 7 km/h ao limite percorrido. Isso é, se em uma pista, a velocidade máxima é de 50 km/h, a tolerância máxima de excesso de velocidade é 57 km/h, por exemplo.
Alguma coisa pode alterar isso?
Nos casos em que a via possui limite superior a 100 km/h, existe outra regra vigente; neles, a tolerância aplicada é de 7% acima do limite máximo estabelecido naquele trecho. Isso quer dizer que em vias cujo limite é de 120 km/h, por exemplo, a tolerância é de 128,4 km/h (entendendo que 7% de 120 é 8,4).
Isso permite acelerar sem preocupações nas vias?
O nome já explica: trata-se de um limite de tolerância, não uma nova velocidade que você pode manter em constância durante a direção. A regra existe para não punir os condutores que não colocam, em grande escala, a vida de ninguém em risco por seus excessos, entretanto, vale salientar que todo excesso ou desatenção pode causar acidentes.
Você pode encontrar mais informações sobre os requisitos para fiscalização de velocidade na Resolução Contran n.º 798 de 2 de setembro de 2020.
Via: Rotas de Viagem