EsportesNotícias

Seis brasileiros venceram o Mundial de Clubes: veja de quem eles ganharam

Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Internacional são as equipes que já conquistaram o torneio

Começa nesta quarta-feira (1º) mais uma edição do Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado no Marrocos. Neste ano, a América do Sul será representada pelo Flamengo, atual campeão da Copa Libertadores.

O Rubro-Negro estreia no torneio na próxima terça-feira (7), às 16h (de Brasília), contra o vencedor do jogo entre Wydad Casablanca, do Marrocos e Al-Hilal, da Arábia Saudita, no Estádio Ibn Batouta.

As disputas intercontinentais são disputadas desde 1960. O formato atual, organizado pela Fifa, começou em 2005. Até então, o título da chamada Copa Intercontinental era decidido entre os campeões da América e da Europa. Em 2017, a Fifa reconheceu os campeões do Intercontinental como vencedores do Mundial de Clubes.

Seja Intercontinental ou Mundial, esse tipo de disputa traz boas lembranças para os times brasileiros. Mas você se lembra de quem os clubes daqui ganharam? Confira na lista abaixo.

Santos x Benfica (1962)

Em 1962, o Santos de Pelé, Pepe, Coutinho, Dorval, Zito e companhia jogaram contra o Benfica, de Eusébio, que vinha do bicampeonato da Liga dos Campeões da Europa.

O jogo de ida aconteceu no Maracanã, no Rio de Janeiro, e o de volta no Estádio da Luz, em Lisboa.

No Maracanã, para um público superior a 85 mil torcedores, o Santos venceu por 3 a 2, com dois gols de Pelé e um de Coutinho. Os dois gols do Benfica foram marcados por Joaquim Santana.

A partida de volta aconteceu quase um mês depois, em Portugal, e terminou com goleada do Santos por 5 a 2. Pelé (três vezes), Coutinho e Pepe marcaram os gols do Santos, enquanto Eusébio e Joaquim Santana marcaram para o Benfica. O 8 a 4 no agregado deu o primeiro título mundial para o Santos.

Santos x Milan (1963)

No ano seguinte, o Milan foi o adversário da vez da equipe santista.

No jogo de ida, a equipe italiana, que contava com a presença dos brasileiros Mazzola e Amarildo, venceu por 4 a 2 no Estádio San Siro, em Milão. Trapattoni, Amarildo (duas vezes) e Mora marcaram para o Milan, com Pelé sendo o autor dos dois gols do Santos.

No Maracanã, mais de 132 mil pessoas viram o Santos devolver o 4 a 2 em solo brasileiro. Pepe (duas vezes), Almir Pernambuquinho e Lima anotaram os gols santistas. Mazzola e Mora fizeram para o Milan, que chegou a abrir 2 a 0 e levou a virada.

A igualdade nas duas partidas obrigou a disputa de um desempate, que aconteceu no mesmo Maracanã, dois dias depois. Dalmo fez de pênalti, para garantir a vitória de 1 a 0 e o bicampeonato para o Santos.

Veja os heróis de cada vitória brasileira no Mundial


  • Além de conquistar as Copas de 1958 e 1962, o Rei do Futebol foi bicampeão mundial com o Santos no início da década de 1960
    Crédito: ARQUIVO

  • Zico pode não ter marcado na final contra o Liverpool, mas além de ser o craque do time, deu duas assistências na partida
    Crédito: Divulgação/ Masahide Tomikoshi

  • Renato Gaúcho marcou os dois gols do Grêmio na vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo e garantiu o título do Tricolor
    Crédito: Divulgação/ Masahide Tomikoshi

  • Raí marcou os dois gols do São Paulo na vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona, no Japão
    Crédito: Agência Estado

  • Müller marcou o gol do bicampeonato mundial do São Paulo a menos de cinco minutos para o final do jogo
    Crédito: Agência Estado

  • Edílson aplicou um drible desconcertante no zagueiro Karembeu no empate por 2 a 2 com o Real Madrid
    Crédito: Arquivo Corinthians
  • Rogério Ceni foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes em 2005
    Crédito: Agência Estado

  • Adriano Gabiru comemora o gol marcado na decisão contra o Barcelona
    Crédito: Divulgação/ Internacional

  • O peruano Paolo Guerrero subiu de cabeça parar marcar o gol do bicampeonato mundial do Corinthians, em 2012
    Crédito: Agência Estado

Flamengo x Liverpool (1981)

O Flamengo viveu uma das grandes épocas de sua história no início dos anos 1980, com títulos do Campeonato Carioca, do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

Em 1981, o campeão da Libertadores daquele ano encararia o Liverpool na disputa do Mundial.

Já disputado em partida única, a final aconteceu em dezembro daquele ano, no Estádio Nacional em Tóquio, no Japão.

O time comandado por Paulo César Carpegiani venceu por 3 a 0, com dois gols do atacante Nunes e um de Adílio. Mesmo sem gol, Zico foi considerado o craque do torneio.

Grêmio x Hamburgo (1983)

Em 1983, o Grêmio, de Renato Gaúcho, jogou contra o Hamburgo, da Alemanha.

A partida foi dramática e decidida apenas na prorrogação. Renato abriu o placar para o Grêmio e Michael Schroder empatou para o alemães.

O gol do título gremista veio no comecinho do tempo extra, novamente com Renato Gaúcho, sacramentando a vitória por 2 a 1.

São Paulo x Barcelona (1992)

O São Paulo, que conquistou sua primeira Libertadores em 1992, enfrentou o Barcelona no Mundial de Clubes, que vinha de seu primeiro título da Liga dos Campeões.

O Barça saiu na frente com gol do búlgaro Hristo Stoichkov, bem no começo do jogo. O empate e a virada do São Paulo saíram dos pés do meia Raí. A vitória deu ao São Paulo o primeiro título Mundial da história do clube.

São Paulo x Milan (1993)

O São Paulo voltou a jogar o Mundial no ano seguinte, e dessa vez teria pela frente o Milan, vice-campeão da Champions League. O campeão Olympique de Marseille foi punido, e coube aos italianos participarem do torneio.

O São Paulo abriu o placar com gol de Palhinha e foi para o intervalo em vantagem.

O Milan empatou no começo do segundo tempo, com Daniele Massaro. O veterano Toninho Cerezo, que foi escolhido como melhor jogador da partida, voltou a deixar o São Paulo na frente. O responsável por empatar a partida novamente foi o francês Jean-Pierre Papin.

Com o jogo empatado em 2 a 2, o gol do bicampeonato do São Paulo só foi sair aos 43 minutos do segundo tempo, anotado por Müller.

Corinthians x Vasco da Gama (2000)

O Mundial de Clubes de 2000 foi o primeiro a acontecer em formato diferente, com a participação de clubes de todos os continentes.

Na fase de grupos, o Corinthians, que participou do torneio como campeão nacional do país-sede, que foi o Brasil, avançou em primeiro lugar, superando o Al-Nassr, da Arábia Saudita, campeão da Supercopa da Ásia, o Raja Casablanca, de Marrocos, campeão da Liga dos Campeões da África, e o Real Madrid, campeão do Mundial de 1998.

A final do torneio foi disputada contra o Vasco da Gama, campeão da Libertadores de 1998, no Estádio do Maracanã.

Após empate de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a decisão do título foi para os pênaltis. Gilberto e Edmundo desperdiçaram as cobranças para o Vasco, e o Corinthians se sagrou campeão após vitória por 4 a 3.

São Paulo x Liverpool (2005)

Na semifinal do Mundial de 2005, o São Paulo, que voltava a participar do torneio como campeão da Libertadores, encarou o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, campeão da Liga dos Campeões da Ásia.

Amoroso marcou duas vezes para o São Paulo na vitória por 3 a 2. Rogério Ceni anotou, de pênalti, o outro gol brasileiro. Mohamed Kallon e Joseph-Désiré Job descontaram para os sauditas.

A grande final foi contra o Liverpool, campeão da Champions League, no Estádio Internacional de Yokohama. O volante Mineiro marcou o único gol da partida, aos 27 minutos do primeiro tempo, para dar ao tricolor paulista o terceiro Mundial de sua história.

Internacional x Barcelona (2006)

O Internacional participou do seu primeiro Mundial de Clubes em 2006, e passou pelo Al-Ahly nas semifinais com vitória por 2 a 1, com gols de Alexandre Pato e Luiz Adriano. Flávio descontou o marcador.

Na final, o Internacional recebeu o Barcelona, que tinha jogadores como Carles Puyol, Ronaldinho Gaúcho, Deco e Andrés Iniesta.

Comandado por Abel Braga, o Inter contou com um herói improvável para garantir o título. O meia Adriano Gabiru entrou no segundo tempo, no lugar de Fernandão, e garantiu a vitória por 1 a 0.

Corinthians x Chelsea (2012)

O Corinthians foi campeão invicto da Libertadores em 2012, e garantiu participação no Mundial daquele mesmo ano.

Na partida contra o Al-Ahly, do Egito, válida pela semifinal, a equipe venceu por 1 a 0, com gol do atacante peruano Paolo Guerrero.

A final foi contra o Chelsea, que participou da competição pela primeira vez. Novamente coube a Guerrero anotar o único gol da partida, consagrando o bicampeonato ao Corinthians.

Fonte: CNN Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios