Ele passeava com a família e participou das manobras de ressuscitação
Um turista sofreu parada cardíaca na tarde de quarta-feira (04), no Parque Nacional do Iguaçu, e precisou ser socorrido.
O visitante andava em uma trilha, de cerca de um quilômetro, quando teve uma parada cardiorrespiratória e perdeu os sinais vitais. Por sorte o médico Leonel Cruz, plantonista do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, estava por perto e conseguiu fazer o salvamento.
Além da técnica chamada de RCP (reanimação cardiorrespiratória), um desfibrilador também foi utilizado. “Nós tivemos que desferir dois choques e, graças à Deus, depois de 15 minutos voltou com pulso. Conseguimos estabilizar ele no local e encaminhamos para a ambulância”, contou o médico responsável pelo salvamento.
Em casos como esse, a recomendação é tentar um contato com a vítima. Se ela não responder, é preciso pedir por ajuda especializada. O profissional da saúde capacitado deve chegar ao local e fazer, o quanto antes, a manobra de ressuscitação.
O Parque Nacional do Iguaçu informou que existe uma infraestrutura para socorrer os visitantes em casos de urgência e emergência. Todo o suporte é oferecido para estabilizar o paciente até a chegada de profissionais da saúde.
Confira a matéria completa:
Via: CATVE