OVNIs, dragão de gelo e mulher mais alta do mundo: as curiosidades de 2022
O ano de 2022 foi marcado por muitas curiosidades e fatos bizarros. Dos relatórios sobre OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) divulgados pelo Congresso americano ao dragão de gelo que vive na Patagônia, a CNN relembra abaixo alguns desses eventos.
“OVNIs são uma ameaça em potencial para a segurança nacional”
A afirmação acima foi feita pelo deputado do Partido Democrata do estado de Indiana, André Carson, durante audiência realizada em maio para discutir questões de segurança em relação a OVNIs.
Conforme o congressista ressaltou à época, estes fenômenos aéreos precisam ser tratados com seriedade. E o que preocupa legisladores e agentes de inteligência não é a possibilidade de vida extraterrestre, e sim de um avanço tecnológico significativo de um adversário diplomático, como a Rússia ou a China.
Dragão de gelo da Patagônia
As geleiras da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, são lar do dragão de gelo da Patagônia. Apesar do nome, esta mosca aquática mede pouco mais de 1,3 centímetro e é o único inseto da região.
Existem duas espécies conhecidas deste invertebrado: a Andiperla morenensis e a Andiperla willinki. Entretanto, pesquisadores acreditam que podem haver outras a espera de serem descobertas.
Casal encontra lanche do McDonald’s dos anos 1950
Durante uma reforma na propriedade onde moram em Chicago, nos EUA, o casal Rob e Gracie Jones encontraram uma sacola do McDonald’s dos anos 1950 em uma parede.
Eles se depararam então com duas embalagens de hambúrguer e algumas batatas fritas meio comidas, com décadas de idade — que estavam crocantes e marrons.
Buraco gigante no Deserto do Atacama
Em agosto, autoridades chilenas ativaram protocolos de segurança diante de um gigantesco sumidouro que apareceu nas propriedades da Mina Alcaparros, em Tierra Amarilla.
A cratera continuou a crescer por alguns dias, e o governo chileno acusou a empresa canadense Lundin Mining, que opera a mina de cobra na área, de ser responsável pelo buraco.
Peixe-lua de quase 3 toneladas quebra recorde
No arquipélago dos Açores, em Portugal, pesquisadores descobriram a carcaça do peixe ósseo mais pesado mundo. O peso do animal foi estimado em 2,7 toneladas, 400 kg mais pesado do que o recordista mundial anterior — um peixe-lua fêmea de 2,3 toneladas capturado em Kamogawa, no Japão, em 1996.
O peixe-lua encontrado em Portugal tinha 3,25 metros de comprimento e 3,59 metros de altura. Medido em torno de seu centro, tinha uma largura máxima de 86 centímetros. O sexo não foi determinado.
Investidores compram ilha caribenha para fundar o próprio país
No início do ano, investidores americanos arrecadaram mais de US$ 250 mil para concluir a compra de Coffee Caye, uma ilha desabitada de 1,2 acres na costa de Belize, no Caribe.
Coffee Caye é longa, fina e lembra vagamente a forma de um grão de café. A ideia dos investidores é transformar a ilha em um “lugar de convivência”, com um pequeno restaurante ou bar, caiaques e snorkeling.
Arqueólogos revelam mansão de 1.200 anos em deserto de Israel
Autoridades israelenses compartilharam em agosto a descoberta de um edifício luxuoso de mais de mil anos na região do deserto de Negev.
A propriedade rural de 1.200 anos, é a primeira do tipo descoberta na região. A vila era composta por quatro alas com quartos para atender as necessidades dos moradores. Em uma das alas, havia um salão pavimentado com piso de mármore e pedra e paredes decoradas com afrescos.
Como é o rosto de uma formiga de perto
A foto de arregalar os olhos é uma das 57 Imagens de Distinção no Concurso de Fotomicrografia do Pequeno Mundo da Nikon. O retrato aterrorizante foi capturado por Eugenijus Kavaliauskas, um fotógrafo lituano.
Kavaliauskas trabalhou anteriormente como fotógrafo de pássaros antes de se dedicar aos insetos, de acordo com seu site. Ele usou a luz refletida para capturar o close-up chocante da formiga, completo com olhos vermelhos escuros e o que parece ser uma expressão de raiva.
Mulher mais alta do mundo faz sua primeira viagem de avião
Em novembro, a turca Rumeysa Gelgi, considerada a mulher mais alta do mundo, com 2,15 metros, fez sua primeira viagem de avião. Para isso, a configuração da aeronave em que a mulher de 25 anos viajou da Turquia para os EUA precisou ser reestruturada.
Gelgi passou as 13 horas que conectam Istambul a San Francisco deitada. Nas redes sociais, a turca agradeceu a hospitalidade dos funcionários da companhia aérea.
Nasa apresenta imagens do telescópio James Webb
Em julho, a Nasa divulgou um novo lote de imagens do telescópio Espacial James Webb. As fotos mostram como as câmeras do Webb podem observar através da poeira cósmica, abrindo caminho para que os astrônomos entendam como as estrelas se formam e mostrando mais detalhes sobre buracos negros.
O James Webb é o principal observatório de ciência espacial do mundo e é um programa internacional lideraod pela Nasa em parceria com ESA (Agência Espacial Europeia) e a CSA (Agência Espacial Canadense).
Fonte: CNN Brasil