Notícias

Doe! Final de ano deixa os estoques de bancos de sangue em situação crítica

Doações de sangue precisam ser regulares para que os estoques dos hemocentros não fiquem baixos; uma doação pode salvar até quatro vidas

Os baixos estoques de sangue nos hemocentros podem trazer muitas complicações Foto: Rodrigo Nunes/MS

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 14 em cada mil brasileiros doam sangue de forma regular nos hemocentros do SUS, ou seja, apenas 1,4% têm o costume de doar sangue. O número está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e, durante as comemorações de final de ano e férias, chama ainda mais a atenção.

Durante esse período, os estoques de sangue nos hemocentros costumam registrar baixas significativas que preocupam funcionários e especialistas dos hemocentros.

Os baixos estoques de sangue nos hemocentros podem trazer muitas complicações, seja para abastecer os hospitais, na hora de socorrer uma emergência, ou para pessoas com necessidade de receber doações regularmente devido a alguma condição de saúde.

Dificuldades no atendimento

Se os estoques permanecerem baixos, pode haver também dificuldades para atender emergências com o tipo de sangue específico do paciente ou com o tipo O-, considerado universal.

O doador precisa estar em um bom estado de saúde, visto que existe uma série de fatores que levam em conta o risco que a doação pode representar para a saúde do próprio doador e para a saúde do indivíduo que vai receber o sangue.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Para doar em Campo Mourão, basta procurar o Hemonúcleo, na rua Mamborê, 1500, próximo ao Estádio Roberto Brzezinski. Se preferir agendar, basta enviar mensagem no WhatsApp (44) 99878-3811 ou diretamente AQUI!.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios