Câmara de Paranaguá aprova título de cidadão honorário ao deputado Marcio Nunes
Natural de Campo Mourão, o deputado estadual Marcio Nunes será agora cidadão honorário de mais uma cidade paranaense. Nesta terça-feira (13/12), a Câmara Municipal de Paranaguá, no Litoral, aprovou por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo proposto pelo vereador Marcio Costa (MDB) que concede a honraria a Nunes, em razão do trabalho realizado pelo desenvolvimento do município e do Paraná.
Paranaguá será o quinto município do Paraná que concede o título de cidadão honorário a Nunes – os demais foram Arapongas, Umuarama, Formosa do Oeste e Terra Boa.
“Estou feliz por receber esse título. Tenho um carinho imenso por Paranaguá, nossa Cidade-Mãe, berço do Paraná e uma das mais lindas cidades do nosso estado. Nosso trabalho no Legislativo e no Executivo sempre foi muito focado em ajudar os municípios, e estive muito presente em nosso litoral nos últimos anos. É muito bom ter esse reconhecimento”, disse o deputado.
O texto da proposição ressalta os programas implantados por Nunes por todo estado e em Paranaguá, “além de participar dos projetos para a revitalização no entorno do Aquário e da Praça de Eventos Mário Roque, houve parceria para o alargamento da passarela da Ilha dos Valadares e construção de uma estação náutica, obras dos trapiches da Ilha do Mel e dos atracadouros do Porto”.
“O Deputado Marcio Nunes agora é um paranaense completo, Cidadão da Cidade Mãe do Paraná, um Parnanguara de verdade, comprovado pela sua dedicação e trabalho por nossa terra”, reforçou o vereador Marcio Costa.
HISTÓRICO – Natural de Campo Mourão, Marcio Fernando Nunes é engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão na gestão 1996-2000. Em 2011, assumiu a presidência do Instituto das Águas do Paraná.
Eleito deputado estadual em 2014 com 45.105 votos, ganhou a confiança dos
paranaenses e foi reeleito em 2018 (59.192 votos) e em 2022 (126.006 votos).
NO GOVERNO – Em 2019, Nunes recebeu uma missão do governador Ratinho Junior: criar e assumir uma nova pasta no Governo do Paraná – a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Assim nasceu, então, um órgão pioneiro no país voltado à busca de harmonia entre recursos naturais, empreendimentos e a sociedade. Unificou diversos institutos ambientais do estado em um único – o Instituto Água e Terra (IAT), agilizando processos e cortando a burocracia.
As novas diretrizes implantadas em sua gestão, tanto para acelerar a emissão de licenciamentos quanto para garantir segurança técnica e jurídica aos investidores, foram fundamentais. Com os programas Descomplica Rural e Paraná Energia Sustentável, licenças que demoravam meses e até anos para serem emitidas podem agora sair em uma semana, sem afrouxar leis e nem eximir as empresas da responsabilidade com o meio ambiente.
Por outro lado, Nunes reforçou as ações do Estado para a preservação ambiental e da biodiversidade. Programas como Paraná Mais Verde, Rio Vivo, Parques Urbanos e Pró-Fauna, dentre outros, colocaram o estado em destaque no Ranking de Competitividade dos Estados (primeiro lugar em sustentabilidade ambiental) e em estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Em abril de 2022, Marcio Nunes pediu exoneração do Governo Estado para reassumir sua cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná e encerrar seu segundo mandato como deputado estadual.