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Abono do PIS: 441 mil trabalhadores têm R$ 387 milhões para sacar até 29 de dezembro

O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou que 441.568 trabalhadores, que exerceram alguma atividade remunerada em 2020, têm direito a realizar o saque dos abonos salariais até o dia 29 de dezembro. O montante totaliza R$ 387 milhões, sendo R$ 108,3 milhões referentes ao Programa de Integração Social (PIS) e R$ 278,5 milhões do fundo de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

O fundo PIS/PASEP tinha como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e a participação de funcionários privados e públicos na receita. O PIS era direcionado para funcionários de empresas privadas em regime CLT e administrado pela Caixa. Já o PASEP era destinado aos servidores públicos e administrado pelo Banco do Brasil.

No último dia 17, a Caixa liberou um lote complementar do PIS para 1,1 milhão de trabalhadores que solicitaram a revisão do valor a receber ou que tinham abonos antigos que não foram sacados. Entenda quem tem direito ao benefício e saiba como consultar a sua situação, a seguir;

Quem tem direito ao Abono Salarial?

Para receber o abono salarial PIS/PASEP, é preciso se encaixar nos pré-requisitos, a seguir:

  • Estar cadastrado no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, com atualização de dados cadastrais realizada;
  • Ter exercido qualquer atividade remunerada pelo prazo mínimo de 30 dias (consecutivos ou não), no ano de 2020;
  • Ter recebido até dois salários mínimos em 2020.
  • Como consultar o PIS/PASEP?

É possível consultar o benefício pelo aplicativo CAIXA Tem (Android/iOS), do CAIXA Trabalhador (Android/iOS), além do site oficial e os números 111 ou 0800-726-0207. Em casos de dúvidas, é recomendado o acesso aos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência.

Como sacar o benefício?

O beneficiário pode realizar a solicitação presencialmente, por e-mail ou por aplicativo:

  • Saque presencial: é preciso comparecer a uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência, onde o beneficiário deverá pedir a abertura de recurso administrativo para reenvio do valor à Caixa (PIS) ou ao Banco do Brasil (PASEP);
  • E-mail: o pedido de recurso deverá ser enviado para [email protected] — no endereço eletrônico, é preciso substituir as letras “uf” pela sigla do estado no qual o trabalhador reside, como “rj”, no caso do Rio de Janeiro.
  • Telefone: Canal “Alô Trabalho”, através do número 158;
  • Aplicativo: Carteira de Trabalho Digital (Android/iOS);
  • Site: Ministério do Trabalho e Previdência.

Vale ressaltar que os beneficiários que possuem conta na Caixa recebem o valor diretamente no saldo. Quem não possui uma conta no banco, pode realizar o saque em uma agência ao apresentar um documento oficial de identificação com foto (CNH, carteira de trabalho ou identidade). Além disso, aqueles que possuem cartão cidadão podem sacar o abono em lotéricas, terminais de autoatendimento ou correspondentes bancários da Caixa.

Fonte: CanalTech

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