Notícias
Procon de Campo Mourão traz dicas sobre a black friday
A Black Friday, dia em que algumas lojas oferecem promoções especiais, acontece nesta sexta-feira (25) e o Procon de Campo Mourão traz dicas para os consumidores:
- Pesquise os produtos desejados com antecedência, observando suas características, funções e histórico de preços como nos sites zoom, buscapé e o aplicativo MENOR PREÇO que é do Governo do Paraná;
- Verifique qual o preço está sendo praticado hoje no mercado e sempre que possível tire prints para utilizar como comprovação de questionamentos futuros;
- Antes de qualquer compra calcule quanto do seu orçamento pode ser comprometido;
- Fique atento ao valor do frete, pois sendo muito alto a promoção tende a não valer a pena;
- Confira se não há alteração no preço informado inicialmente até o pagamento;
- Verifique se o site disponibiliza em destaque as informações obrigatórias como razão social e CNPJ, endereço físico e eletrônico necessárias a sua localização;
- Desconfie de fornecedores que só aceitam pagamento via depósito ou transferência bancária;
- As vitrines devem mostrar o preço à vista e quando a prazo o valor total, a quantidade de parcelas e seus valores juntamente com juros;
- Procure lojas confiáveis pela internet que você ou amigo já tenha comprado. Essa conduta diminui o risco de golpes;
- Desconfie de preços muito baixos e evite fazer compras clicando em banners nas redes sociais;
- Quando receber o produto verifique imediatamente a qualidade, se realmente é o que comprou, se não há avarias e se não é o produto de mostruário, pois você tem 07 dias de arrependimento caso tenha comprado online;
- Verifique condições a prazo, por exemplo, se o desconto da Black Friday vai continuar na compra parcelada;
- Combine e registre o prazo da entrega e saiba sobre a política de troca da empresa;
- Esteja ciente de seus direitos: qualquer produto deve ter todas as informações claras e em língua portuguesa! Em compras fora do estabelecimento você tem 07 dias para se arrepender e devolver o produto sem justificativas! Em caso de defeito no produto, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema!
“Procure valorizar o comércio local, pois temos poucas reclamações em relação a eles e caso haja problemas é mais fácil resolver” afirma o diretor do Procon, Sidnei Jardim.