Notícias

Como evitar que o para-brisa do carro embace com truque simples

Período de chuvas propicia embaçamento de vidros, mas uma solução sem custo resolve o problema em veículos que não têm função de ar condicionado

As chuvas de fim de ano chegaram a grande parte do Brasil e com elas um problema que incomoda muitos motoristas: o embaçamento do para-brisa dos veículos. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o período de transição entre a primavera e o verão costuma ser marcado por chuvas intensas devido ao aumento do calor e da umidade que são mais presentes neste período.

Por que o para-brisa embaça?

O embaçamento do para-brisa e de outras estruturas de vidro ocorre basicamente pela combinação de alguns fatores: a diferença de temperatura e a falta de circulação do ar no interior do veículo. 

É comum que durante a chuva as janelas do carro estejam fechadas, e isso faz com que o ar circule menos no interior da cabine. Além disso, a respiração dos passageiros é transformada em água ao tocar a superfície de vidro, em forma de gotículas. 

Neste momento, muitos motoristas usam a função de ar condicionado do veículo para desembaçar os vidros, mas nem todos os carros possuem esta comodidade.

Como evitar que o para-brisa embace?

Nos veículos sem ar condicionado, ou para os motoristas que preferem não usar essa função,  existe uma solução simples que pode ajudar a evitar o embaçamento do para-brisa. Basta aplicar uma pequena camada de detergente de lavar-louças na parte de dentro do vidro e esperar secar. É recomendável o uso de uma esponja (lado não abrasivo) neste processo.

No teste feito pela reportagem, assim que o produto é aplicado na superfície, a impressão é a de que o vidro fica minimamente esbranquiçado, mas o efeito logo se dissipa após secar. Não é necessário remover o produto posteriormente. Em nosso teste, durante uma chuva, foi possível notar que de fato a peça não apresentou embaçamento.

O “truque” funciona porque, segundo informações do portal Uol, o vapor da água se torna líquido, mas não forma gotículas porque o sabão quebra a tensão superficial da água deixando as moléculas “espalhadas”. A mesma dica pode ser usada em espelhos do banheiro, por exemplo, para evitar embaçamento durante o banho.

Fonte: Diário do Litoral

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios