Notícias

Como deixar o seu notebook mais rápido?

É comum que notebooks e computadores fiquem mais lentos com o tempo. Diversas causas podem estar relacionadas ao problema — desde arquivos não utilizados que apenas ocupam espaço até acúmulo de poeira —, e se você tem enfrentado adversidades e notado que seu dispositivo está menos veloz que quando comprado, listamos abaixo algumas dicas que você pode realizar para melhorar o desempenho do seu PC.

Troque o HD por um SSD

A troca de um HD por um SSD garante maior agilidade na inicialização e tarefas, visto que o chip do SSD é mais veloz que o disco físico do HD (Imagem: Barez Omer/Unsplash)

Uma das maiores mudanças de componentes que você pode realizar no notebook e sentir efeito imediato é a troca do HD por um SSD.

Enquanto HD adota uma tecnologia mais antiquada que lê arquivos utilizando uma agulha em um disco que gira em velocidades limitadas (por isso você até consegue ouvir o HD em tarefas mais intensas no notebook), o SSD funciona graças a um chip mais eficiente com velocidade superior de leitura e escrita.

Caso não tenha confiança em desmontar seu notebook em casa e trocar o HD por um SSD, peça ajuda a alguém mais experiente ou leve seu aparelho a uma assistência técnica. E lembre-se de salvar os arquivos em um backup de segurança para evitar que suas fotos, videos e dados importantes sejam perdidos.

Quanto mais RAM melhor

Outra grande alteração que influencia claramente na velocidade do dispositivo é a troca de memória RAM, mas da mesma forma que a troca do HD por um SSD, não é todo notebook que suporta a mudança, visto que alguns modelos optam por integrar o componente na placa-mãe ou dificultam acesso ao componente.

A alteração na memória RAM faz com que mais tarefas sejam realizadas em segundo plano com menos travamentos, permitindo que programas pesados de edição de imagem e vídeo, renderização 3D, desenho e mais tenham liberdade para utilizar mais memória.

Restaure o sistema operacional

Formatar o notebook também costuma ser uma alternativa mais rápida e prática (Imagem: Windows/Unsplash)

Acessar as configurações do sistema operacional (seja ele Windows, Linux ou Mac) e restaurar o sistema operacional para as configurações iniciais também é uma ótima alternativa caso você não queira comprar um SSD ou trocar a RAM.

A limpeza completa remove todos os arquivos e programas instalados para que você possa recomeçar o sistema do zero, como um bom banho após um dia corrido.

Mantenha o sistema atualizado

Atualizações de software são essenciais para o funcionamento do produto. Manter seu notebook atualizado garante correção de erros que visam deixar o sistema operacional mais estável e seguro.

Evite iniciar programas ao ligar

É comum que usuários ativem a opção de iniciar um programa ao ligar o notebook para maior conveniência. Assim, o aplicativo inicia ao você entrar na conta e te poupa tempo, não é verdade?

Ao entrar no seu usuário, o sistema operacional já precisa lidar com vários processos ao mesmo tempo para garantir que tudo esteja funcionando. Adicionar programas à esta operação faz com que o notebook leve mais tempo para encerrar as operações essenciais, uma vez que precisa lidar com outros programas sendo abertos ao mesmo tempo.

Alterne o modo de energia

Pequena alteração no modo de energia do notebook também pode impactar desempenho (Foto: Victor Carvalho/Canaltech)

Uma pequena mudança que pode ter impacto significativo no desempenho do seu notebook é o modo de energia. Sempre encontrado nas configurações e na barra de tarefas no ícone de bateria, os ajustes permitem escolher entre o menor consumo de bateria, consumo equilibrado e alto desempenho.

Quando em baixo consumo, o sistema reduz o poder de processamento e tarefas em segundo plano para aumentar a duração de bateria. Em desempenho máximo, o sistema entende que deve priorizar poder e, com isso, libera todo o poder do processador.

Desligue ou reinicie com regularidade

Ficar com o notebook ligado por muito tempo pode ser prejudicial em longo prazo, visto que a memória e o armazenamento estão sempre trabalhando. Para evitar lentidões, sugerimos que você desligue o notebook para deixar o dispositivo descansar ou que pelo menos realize uma reinicialização para desafogá-lo.

Delete o que você não usa

Manter programas e arquivos pesados que você não utiliza há meses impede que o dispositivo tenha uma boa saúde de memória ao alocar boa parte do armazenamento apenas para uma função (ou várias) não utilizada. Delete programas, vídeos, jogos e grandes arquivos para manter o armazenamento saudável e evitar desespero de última hora.

Realize uma limpeza interna

Limpar componentes internos do notebook garante maior vida útil, evitando superaquecimento e danos a longo prazo
(Foto: Malachi Brooks/Unsplash)

Algo que poucas pessoas têm costume de realizar é a limpeza de seus dispositivos eletrônicos. A grande maioria dos notebooks (especialmente aqueles com Windows) possuem aberturas para entrada de ar e ventoinhas para refrigerar o processador e evitar superaquecimento.

Tal fluxo de ar constante suga partículas de poeira, cabelos e pelos do ambiente, e caso você tenha animais de estimação na casa ou viva em uma região com muita poeira e vento, a limpeza recorrente é mais que recomendada para evitar acúmulo em partes essenciais para o funcionamento do eletrônico.

Fonte: CanalTech

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios