Procon/C. Mourão orienta sobre cuidados na compra de brinquedos
Com a chegada do dia das crianças, o Procon/Campo Mourão orienta a população sobre os cuidados na hora de comprar brinquedos. É necessário verificar a faixa etária transcrita no rótulo, selo do INMETRO e instruções de uso. Também é importante constar os riscos que o brinquedo pode causar e caso precise ser montado, deve ser feito por um adulto, com o auxílio da criança.
O diretor do Procon, Sidnei Jardim, afirma que “nossa equipe realizará fiscalização nas lojas nos próximos dias, verificando se os brinquedos estão com preço e as especificações necessárias. Caso o consumidor opte por comprar online, deve sempre observar se o site é confiável, evitando golpes”.
O selo do Inmetro é a principal evidência de que o produto passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos no regulamento e na norma.
Observar se o produto é adequado a determinada faixa etária e se há esta indicação na embalagem. A Certificação do Inmetro estabelece a faixa etária para utilização do brinquedo, sem riscos à segurança de uma criança. Isso evita, por exemplo, um engasgo por ingestão de pequenas peças ou partes de um brinquedo.
A informação sobre faixa etária na embalagem exige atenção e pode ser decisiva na hora da compra. É importante ter atenção aos casos de crianças com idades diferentes que brincam juntas. O brinquedo feito para uma criança mais velha pode apresentar características que, para crianças mais novas, representariam um risco à segurança, por isso os pais e responsáveis devem supervisionar a brincadeira.
Na embalagem devem constar informações relativas a advertências, precauções de uso e composição do produto são obrigatórias e devem estar em português, mesmo para brinquedos importados.
Outra dica importante é verificar se as instruções de uso do brinquedo estão em português, se os dados do fabricante estão presentes na embalagem, como: Marca, Razão Social, CNPJ, entre outros. Caso não tenham estas informações, é melhor procurar um brinquedo com tais informações e instruções.
O Diretor finaliza dizendo que em caso de dúvidas na escolha do brinquedo, dê preferência àqueles que estimulam a aprendizagem, socialização e inteligência.
O prazo de garantia dos brinquedos é no mínimo 90 dias e o Procon pode ser acionado pelo telefone 1512.