“Palhaços Cantores do Sou Arte”, nesta segunda, na praça São José
Circo, teatro, dança e música fazem parte do espetáculo gratuito “Palhaços Cantores do Sou Arte”, que será apresentado nesta segunda-feira (dia 24), a partir das 14 horas, na praça da Catedral de São José, em Campo Mourão. A produção é direcionada principalmente ao público infanto-juvenil, mas onde foi apresentada também atraiu muitos adultos.
O evento é uma realização do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com execução a cargo da Associação Sou Arte (ASA). Os patrocinadores do projeto são a Copel, Fomento Paraná e a empresa Planti Center.
A apresentação na praça São José encerra a turnê do projeto, que realizou apresentações do espetáculo “Palhaços Cantores do Sou Arte” em outras seis cidades: Palotina, Luiziana, Mamborê, Terra Boa, Cianorte e Mandaguari. Excelente público prestigiou todas as apresentações.
O espetáculo
Com duração de 50 minutos, o espetáculo é marcado pela alegria e descontração. Contudo, é recheado de informações importantes sobre assuntos de grande relevância para as novas gerações, como os direitos e deveres das crianças e adolescentes.
O diretor artístico do espetáculo, Caio Cardoso, salienta que a produção foca na abordagem de temas que contribuem para o aprendizado e desenvolvimento do público infanto-juvenil, mas de interesse de todos. Acrescenta ainda que o espetáculo constitui-se em “uma importante ferramenta de apoio aos profissionais da educação, da assistência social e integrantes de Conselhos Tutelares, bem como as famílias e a comunidade”, explica.
Caio Cardoso é enfático: “O espetáculo Palhaços Cantores do Sou Arte leva informações, que é a principal e mais eficaz ferramenta na luta para evitar que nossas crianças e adolescentes trilhem por descaminhos que comprometam o futuro dessas gerações”.
Na apresentação, as crianças acompanham as músicas dos palhaços através de uma cartilha explicativa com as ilustrações dos personagens e todas as letras retratadas no espetáculo. Dentre os temas retratados estão: 18 de maio (Campanha contra o Abuso Sexual), Campanha Contra o Trabalho Infantil, Campanha Contra o Uso de Drogas, Educação Financeira, Preservação da Natureza, Higiene Pessoal, Respeito ao Próximo, entre outros.
“O espetáculo alia diversão, informação e conhecimento. Mais do que nunca, o mundo exige de todos nós conhecimento sobre os mais variados assuntos. De forma alegre e descontraída, a produção aborda, por exemplo, questões a respeito dos direitos e deveres das crianças e adolescentes”, adianta Raquel Aparecida da Cruz, presidente da Associação Sou Arte.