Notícias

Tirzepatida: conheça o medicamento que promete acabar com a obesidade

Novo remédio promete eliminar boa parte do peso corporal e ainda combate outras doenças. Nutrólogo explica benefícios da tirzepatida

Os norte-americanos já têm acesso a um novo medicamento capaz de revolucionar o tratamento da obesidade. Trata-se da Tirzepatida, remédio que promete eliminar de 30% a 50% do peso corporal.

O medicamento foi aprovado em maio deste ano pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos. Ele é eficaz no tratamento do sobrepeso, da obesidade e também da diabetesmellitus tipo 2.

O que é a Tirzepatida?

Comercialmente conhecida como Mounjaro, a Tirzepatida promete ser mais eficiente do que a já conhecida Ozempic (semaglutida). Ela é uma molécula que atua simulando a ação de dois hormônios intestinais, GLP-1 e GIP.

Estes hormônios, por sua vez, são “incretinas” que ligam a absorção de nutrientes do trato gastrointestinal com a secreção de hormônios pancreáticos. Eles são liberados no cenário de uma refeição, após a ingestão e absorção de glicose, proteína e gordura, e fornecem uma das conexões fisiológicas entre alimentação e liberação de insulina.

Basicamente, o GLP-1 é um hormônio secretado no intestino quando comemos. Além disso, ele ativa a produção de insulina no pâncreas quando a glicose está alta, o que faz a digestão ficar mais lenta e promove a sensação de saciedade.

O GIP, por sua vez, é um hormônio peptídeo (pedacinhos de proteína) de 42 aminoácidos, inibidor gástrico ou peptídeo insulinotrópico dependente de glicose. Esse hormônio tem como alvo as células beta do pâncreas e as estimulam a melhora da secreção de insulina. Aliás, vários estudos de associação genética ligam o GIP à regulação de insulina, glicose, lipídios e peso corporal.

Ao interagir com com vários receptores hormonais, a Tirzepatida diminui o apetite através de neurotransmissores, sem prejudicar o sistema cardiovascular. Aliás, o remédio protege esse sistema, o que é de extrema importância, pois tanto a obesidade quanto o diabetes aumentam o risco de infartos e derrames. A Tirzepatida é, inclusive, estudada para tratar gordura no fígado.

O tratamento

A Tirzepatida é aplicada com uma injeção subcutânea semanal. Os efeitos colaterais são controláveis e brandos na maioria dos casos. Mas, como qualquer outra medicação, é extremamente necessário ter o acompanhamento de um especialista e iniciar o tratamento apenas com indicação médica.

O médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo, membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), destaca que, junto do medicamento, é essencial uma alimentação saudável, praticar atividade física e uma mudança de comportamento. Isso porque o uso de medicamentos sem essas alterações geralmente é ineficaz.

“Essa medicação, mostrou resultados superiores a cirurgia bariátrica. Nós, que trabalhamos com emagrecimento, podemos comentar que estamos na década do fim da cirurgia bariátrica, pois apenas com uma medicação conseguimos entregar resultados superiores a realização do procedimento operatório.” ressalta o especialista. “Os resultados são fantásticos e revolucionários”, completa.

Medicação nenhuma faz milagres sozinha

No entanto, o médico destaca que é importante considerar os riscos e benefícios antes de decidir iniciar a terapia. Além disso, os objetivos devem ser claros. “O objetivo principal desse tratamento para pessoas consideradas com excesso de peso é a redução de peso a longo prazo e a melhora da saúde geral”, afirma.

“Por fim, vale ressaltar que qualquer medicamento, cirurgia ou intervenção só faz sentido dentro de um tratamento completo contra a obesidade, pois trata-se de uma doença crônica que exige acompanhamento de longo prazo, além de mudanças de estilo de vida”, reforça.

A previsão de chegada da Tirzepatida no Brasil é para 2023, mas o medicamento já pode ser importado.

Do Portal Terra

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios