Em C. Mourão, servidores da educação infantil recebem treinamento de primeiros socorros
Teve início nesta terça-feira (13), um treinamento para servidores que trabalham com a Educação infantil na rede municipal voltado a primeiros socorros. O curso, realizado no Imape, está previsto na Lei Lucas, em vigor desde 2018, em homenagem a um aluno de 10 anos (Lucas Begalli), que faleceu em Campinas (SP) ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar.
“Depois dessa fatalidade, surgiu um debate sobre a segurança e falta de capacitação em primeiros socorros no ambiente escolar. Por isso foi aprovada a lei que obriga as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros”, explica a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano.
Pela lei, as instituições devem oferecer cursos que capacitem os professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. As escolas tiveram 180 dias para se adequar à nova regra, ou seja, desde abril de 2019 ela é obrigatória em todo território nacional. O objetivo é sempre garantir a maior segurança para os estudantes e saber agir até que a assistência médica especializada chegue no local.
Foi estabelecido que os cursos de primeiros socorros podem ser ministrados por entidades municipais em estabelecimentos públicos e a certificação dos profissionais deverá ser exposta em local visível nas escolas. Além disso, as instituições escolares deverão dispor de kits de primeiros socorros e gerar o curso de acordo com a faixa etária do público a ser atendido.