Crea-PR divulga vencedores do Prêmio Profissional Destaque
Na regional Noroeste, dois geógrafos e um engenheiro civil foram os vencedores
Reconhecer, homenagear e compartilhar com a sociedade o potente trabalho dos profissionais que tiveram uma atuação de destaque comunitário em suas regiões, nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências: esse é o intuito do Prêmio Profissional Destaque, promovido anualmente pelo Crea-PR e que, nesta semana, divulgou sua lista com os vencedores nas três categorias disponíveis: Profissional Destaque, Carreira Destaque e Educador Destaque.
“Podemos enfatizar como elemento especial desse Prêmio o fato de ser um mérito regionalizado. Nosso propósito é proporcionar o reconhecimento dos profissionais dentro de sua área de atuação, ou seja, é dizermos para a sociedade daquela região específica quem foram os profissionais de destaque no último ano. A ideia é ter esse reconhecimento regional de valorização e proximidade comunitária”, enfatizou o gerente de relações institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.
Para analisar de forma próxima os trabalhos de destaque, o Prêmio segue um processo de avaliação também regionalizado. As indicações dos profissionais são feitas pelas Entidades de Classe (para as categorias Prêmio Profissional Destaque e Carreira Destaque) cadastradas no Crea-PR ou pelas Instituições de Ensino (para a categoria Prêmio Educador Destaque) que possuam cursos de áreas afetas ao Sistema Confea/Crea. “Todos os indicados passam pelo crivo de questões éticas, de regularidade e de trajetória profissional e, na sequência, seus nomes são submetidos a uma votação”, afirmou Claudemir.
A análise e escolha dos premiados é feita por membros do Colégio de Entidades de Classe (CDER-Pr), Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Colégio de Inspetores (CI) e Conselheiros do Crea-PR. “São lideranças regionais que fazem a votação e elegem quem é o profissional destaque em cada uma das três categorias. São oito regionais no Estado e, em cada uma delas, temos três profissionais reconhecidos e homenageados”, acrescentou.
A partir da divulgação do resultado final do Prêmio, os vencedores são convidados a participar do Encontro Estadual de Entidades de Classe, para receberem lá, a homenagem oficial como reconhecimento à premiação. Neste ano, a solenidade será entre os dias 26 e 28 de outubro, em Foz do Iguaçu.
Promovido pelo Crea-PR desde 2014, o Prêmio Profissional Destaque é mais uma iniciativa da autarquia pela valorização e reconhecimento da classe. As categorias são estabelecidas com o propósito de incluir as diferentes possibilidades de atuação profissional – no mercado de trabalho ou na docência – e, ainda, as diferentes fases profissionais – considerando sua carreira como um todo e, também, sua atuação profissional recente.
Noroeste
Categoria Educador
O engenheiro civil, em atividade desde 1994, Julio Ricardo de Faria Fiess, foi o escolhido como vencedor na categoria Educador. Além de atuar como perito na construção civil desde 2015, ele é professor titular de Tecnologia da Construção e de Patologia e Inspeção Predial, no curso de Engenharia Civil da Uningá.
Natural de São Gonçalo do Sapucaí/MG, Fiess reside em Maringá desde 2011. Em sua trajetória, já foi coordenador do curso de Engenharia Civil da Universitas Itajubá/MG, Unicesumar, em Maringá, UniFatecie, em Paranavaí, totalizando nove anos como coordenador de curso e 15 anos como docente. Também foi pesquisador e colaborador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
“Prezo pela ética profissional, pela busca incansável por conhecimento e novas tecnologia, visando sempre a um melhor ensinamento. Ser indicado e vencer, em meio a tantos profissionais de renome, demonstra que estamos no caminho certo, ao aliar teoria e prática”, comenta Fiess.
Categoria Profissional
O vitorioso da categoria “Profissional” foi o geógrafo Rodolfo Santos, que acumula experiências nos setores público e privado. Formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2016, ele vem atuando na área desde 2014, como estagiário, na Prefeitura de Maringá e, depois, no então Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Atualmente, Santos presta consultoria e assessoria ambiental para empresas da região de Maringá.
“Fiquei honrado por ter sido lembrado pelos meus pares nas indicações. E ter vencido, torna esse sentimento mais intenso. Prezo pela ética e qualidade no meu dia a dia profissional”, então essa premiação será levada para toda a minha vida como motivo de orgulho”, comemora Santos.
Categoria Carreira
Geógrafo desde 2008, Ricardo Massulo Albertin foi reconhecido como vencedor da categoria Carreira. Radicado em Maringá, o profissional, com mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, possui especializações em planejamento, auditoria e gestão ambiental, é mestre em Engenharia Urbana e doutor em Análise Ambiental. Cursou pós-doutorado Ecologia Urbana e atua nas áreas empresarial, de pesquisa e educacional.
Albertin é sócio e administrador da empresa ZR2 Urban Engenharia Ambiental, professor na UEM, pesquisador associado na Universidade Federal de Rondonópolis, professor de graduação e pós-graduação na Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Feitep) e professor de pós-graduação em perícia ambiental na Unicesumar. Ele também realiza atividades em instituições como a Associação Profissional de Geógrafos do Estado do Paraná (Aprogeo-PR), da qual é membro, é tesoureiro da Associação dos Geógrafos do Brasil – Regional Maringá (AGB-RM).
Para o geógrafo, a premiação atesta a boa conduta profissional, a qual realiza sob os preceitos da competência, responsabilidade, qualidade e ética. “Agradecimentos para a minha família e amigos, ao Crea, à Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas), à Aprogeo e à AGB, que deram todo o suporte para a concretização de uma conquista muito especial. Esse prêmio é de todos”, frisa Albertin.
Fonte: CREA/PR