Como saber se uma moeda antiga tem valor? Veja o que fazer!
Mercado de coleção de moedas e notas movimenta milhares de reais todos os anos
O mercado de venda de cédulas e moedas antigas é bem movimentado e atrai os olhos de milhares de colecionadores todos os anos, especialmente aqui no Brasil. Inclusive, é bem comum que algumas pessoas encontrem notas ou moedas sobrando em suas casas e acabem descobrindo que elas são muito valiosas. Quer descobrir se você também tem essa sorte? Veja abaixo como saber se uma moeda antiga tem valor.
As coleções de moeda
Apesar de ser novidade para algumas pessoas, o hábito de colecionar moedas é bem antigo e reúne milhões de pessoas ao redor de suas coleções. Nesse contexto, uma simples moeda pode valer centenas de vezes o seu valor de face quando negociado com um colecionado. Inclusive, existem até mesmo plataformas vastamente utilizadas para comercialização de cédulas e moedas antigas. Porém, esse também é um mercado rigoroso e exige que esses itens cumpram alguns requisitos para conter algum valor.
Por conta disso, sempre que desconfiar que alguma moeda na sua casa seja valiosa, é importante levá-la a um especialista que possa avaliá-la. Através dele você poderá ter um feedback detalhado sobre sua origem, valor de mercado e até mesmo os melhores compradores para oferecê-las. Ademais, nem sempre uma moeda antiga significa que será mais valiosa, visto que fatores como raridade e estado podem ser mais importantes.
Caso você desconfie que possui algum desses tesouros de colecionadores, o site da Sociedade Numismática Brasileira, tem algumas empresas listadas que podem fazer avaliações para você. Alguns inclusive oferecem a opção de se fazer tudo online.
Quais moedas são consideradas valiosas e como saber se uma moeda antiga tem valor?
No geral, se uma moeda for de um momento histórico importante, é bem provável que ela tenha um alto valor de mercado. Segundo especialistas, uma moeda forjada durante a guerra entre Brasil-Paraguai, por exemplo, pode ser mais valiosa que algumas de milênios de anos. Assim, a depender do comprador, ela pode ser repassada por um preço ainda maior.
Ainda assim, as moedas que contam com algum erro de fabricação ou cunhagem também enchem os olhos dos colecionadores. A moeda de 50 centavos que saiu estampada apenas com o número 5, por exemplo, é procurada por muitos deles.
Via: Rotas de Viagem