EsportesNotícias

Com 11 anos, enxadrista mourãoense vence mestre internacional de xadrez

O aluno do Colégio Cívico Militar Marechal Rondon, de Campo Mourão, Rafael Tuma Soares, de apenas 11 anos, surpreendeu a comunidade de enxadristas do Paraná ao vencer o grande mestre internacional de Xadrez, Jaime Sunye, um dos maiores jogadores do Brasil. A façanha foi durante torneio em Londrina (PR), do qual participaram 160 jogadores do Brasil e da América do Sul.

No Brasil somente 15 pessoas conseguiram o título de Grande Mestre ao longo da história. Sunye já foi Campeão Nacional de Xadrez sete vezes, é medalhista brasileiro na Olimpíada de Xadrez e tem diversos títulos brasileiros e internacionais. O enxadrista mirim Rafael terminou com 5 pontos de sete possíveis, um feito inimaginável para uma criança de 11 anos e com menos de 2 anos de treinamento.

Jaime Sunye e Rafael Tuma Soares

A mãe do garoto, a professora universitária Raquel Lage Tuma, conta que ele aprendeu os movimentos básicos de xadrez na escola, em Goiânia, com 7 anos. Logo em seguida, a família mudou-se para Brasília e lá jogava como passatempo na escola e em casa esporadicamente. Ao mudar-se para Campo Mourão, aos 9 anos, iniciou as aulas no Projeto Clube de xadrez no colégio Vicentino Santa Cruz, em março de 2021, com o professor Jheneyson Denis. “E aí, sim, se apaixonou pelo xadrez”, relata a mãe.

Em 2021 Rafael conquistou resultados incríveis em diversos torneios por categoria no Paraná e outros estados. Em 2022, passou por uma rotina extra e intensa de treinamento com o forte jogador e ex-presidente AMX Eric Kaneda, melhorando ainda mais seus resultados, inclusive ganhando os Jogos Escolares. Em junho foi contratado pelo Clube de Curitiba.

O presidente da AMX e coordenador do Clube de Xadrez do Colégio Cívico Militar Marechal Rondon, Adriano Bueno, que trabalha com xadrez há 10 anos, disse nunca ter visto um atleta dedicado com apenas 11 anos: “Estamos assistindo o nascimento de um grande jogador nacional”, ponderou.

A responsável técnica da AMX, Janaíne Tonete, o classifica como “diferenciado”, pelo amor ao que faz e vontade de aprender. Seus resultados em 2021 foram incríveis conquistando diversos torneios por categoria no Paraná e outros estados.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios