6 investimentos que NÃO pagam Imposto de Renda – Veja as opções!
Existem opções de investimentos isentos de Imposto de Renda, mas isso não significa que eles não devem ser declarados
Os investimentos isentos de Imposto de Renda costumam ser os mais escolhidos pelos investidores. Mas, apesar de eles fornecerem uma rentabilidade líquida sem imposto de renda, não significa dizer que eles não devem ser declarados ou que são mais vantajosos.
No entanto, esse é um fator a ser levado em consideração a depender do seu perfil de investidor e dos objetivos financeiros. Então, continue lendo este artigo até o final para conhecer 5 investimentos isentos de Imposto de Renda. Confira a seguir!
Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)
Os CRIs são utilizados para captação de recursos com a finalidade de financiar as transações do mercado imobiliário.
Assim, ao investir em CRIs, você estará emprestando o seu dinheiro para que as construtoras levantem prédios ou construam galpões, com a garantia de que você receberá o valor investido acrescentado de juros.
Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)
Já os CRAs, também são opções de investimentos sem a cobrança do Imposto de Renda. Ele funciona de forma semelhante aos CRIs, com a exceção de que é destinado para financiar projetos de agronegócio.
Debêntures Incentivadas
As debêntures incentivadas são outros investimentos de renda fixa, utilizados para captação de recursos destinados às instituições que atuam em obras de infraestrutura, como no caso de ferrovias, rodovias e metrôs.
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
A LCI é um investimento de renda fixa emitido pelos bancos. Nesse caso, você estará emprestando o seu dinheiro para que o banco financie projetos no setor imobiliário, como para construção de galpão logístico ou edifício.
Existem 3 tipos de investimentos em LCI: prefixados, pós-fixados e híbridos. A diferença entre eles está na forma de rendimento.
Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
A LCA também é uma excelente opção para quem quer aplicar seu dinheiro sem pagar imposto de renda. É uma modalidade de investimento que funciona de forma similar ao LCI, porém os recursos captados são utilizados para financiar o agronegócio.
Poupança
Apesar de a poupança não ter um rendimento tão vantajoso, quando comparada a outras aplicações de renda fixa, ela também é um dos investimentos isentos de Imposto de Renda.
Via: Rotas de Viagem