Veja quais bancos lideram o ranking de reclamações no Brasil
O Banco Central (BC) divulgou nesta sexta-feira (22) a lista de bancos que receberam o maior número de reclamações de seus clientes no primeiro trimestre de 2022. Em um rol de 15 instituições financeiras, o C6 Bank ficou no topo, seguido relativamente de longe pelo BTG Pactual/Banco Pan, completando o pódio, vem o Banco Inter.
A posição no ranking não é definida pelo número de reclamações, já que neste cenário, bancos tradicionais e com mais correntistas sempre estariam no topo. O BC faz uma conta que leva em consideração o número de queixas julgadas como procedentes, dividido pela quantidade de clientes e multiplicado por 1 milhão. Quanto maior o índice, pior para o banco
Além de C6 Bank, BTG Pactual/Banco Pan e Banco Inter, alguns bancos maiores e com maior número de correntistas, como BMG e Santander também figuram entre as cinco instituições com maior índice de reclamações.
Confira aqui a lista completa de bancos com maior índice de reclamações:
- C6 BANK (77,99)
- BTG Pactual/Banco Pan (68,20)
- Banco Inter (48,85)
- BMG (47,20)
- Santander (27,37)
- Bradesco (25,22)
- Mercado Crédito (24,96)
- Banco Original (21,59)
- PagBank-PagSeguro (14,87)
- Caixa Econômica Federal (13,17)
- Banco do Brasil (12,32)
- Itaú (12,26)
- Banco Votorantim (Banco BV) (8,17)
- NuBank (7,48)
- Midway S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento (2,87)
Entre os temas com maior número de reclamações contra os bancos estão Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, como cobranças indevidas de faturas e estornos não realizados.
Em seguida, irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito. Fechando o pódio estão problemas com ofertas ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.
O ranking de reclamações do Banco Central é divulgado trimestralmente e, inicialmente, deveria ter sido publicado em abril. Contudo uma greve de servidores do BC que durou cerca de três meses e só terminou no último dia 5 de julho, acabou atrasando a divulgação do relatório. Agora, a previsão é que um novo relatório, este referente ao segundo semestre, deve ser divulgado no próximo dia 28.
Via: CanalTech