Notícias

Parques Urbanos transformam paisagens de cidades do Paraná

Oito municípios já inauguraram seus parques, incluindo Campo Mourão, e outros 55 estão com obras em andamento. “É o maior programa do país”, diz o deputado Marcio Nunes

Regiões degradadas, com lixões e erosões, estão se transformando em áreas de preservação ambiental e opção de lazer e práticas esportivas para a população em todo o Paraná. Essa já é a realidade em 8 municípios contemplados com o programa Parques Urbanos do Governo do Estado e que já inauguraram seus espaços: Campo Mourão, Araruna, São João, Jardim Olinda, Maringá, Guaíra, Santa Isabel do Ivaí e Brasilândia do Sul.

Lançado em 2019 pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e Instituto Água e Terra (IAT), na gestão do deputado Marcio Nunes à frente da pasta, o projeto recebeu investimentos de R$ 72 milhões e chegará a 63 municípios. Além dos já inaugurados, são 55 com obras em andamento, em Umuarama, Alto Paraíso, Altônia, Ampere, Andirá, Arapongas, Assai, Boa V. de São Roque, Califórnia, Cambará, Campina da Lagoa, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cornélio Procópio, Corumbataí do Sul, Cruzeiro do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Diamante do Norte, Flor da Serra do Sul, Formosa do Oeste, Itaguajé, Janiópolis, Juranda, Jussara, Kaloré, Laranjal, Mangueirinha, Maria Helena, Marilena, Marquinho, Marumbi, Moreira Sales, Nova Londrina, Nova Olímpia, Perobal, Pitanga, Primeiro de Maio, Quatiguá, Quatro Barras, Querência do Norte, Rondon, Santa Cecília do Pavão, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Mônica, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Sudoeste, São João do Ivaí, São Tomé, Sapopema, Tapejara, Terra Rica e Ventania.

“Cidades de todo o Paraná estão contempladas no programa, que busca recuperar áreas degradadas e ampliar os espaços de lazer. É um projeto completo, que traz mais qualidade de vida aos cidadãos e garante a preservação de áreas verdes no Estado”, afirma o deputado Marcio Nunes.

A estimativa é de impactar positivamente a vida de mais de 1 milhão de paranaenses. “É o maior programa de parques urbanos do país”, completa Nunes.

SUCESSO – O deputado ressalta que o programa Parques Urbanos é um dos mais bem-sucedidos do governo Ratinho Junior, tendo chamado a atenção do governo federal. “O Ministério do Meio Ambiente enviou técnicos ao Paraná para conhecer o programa e estudar a possibilidade de leva-lo para todo o país”, explica.

Para a criação de um Parque Urbano, os municípios devem identificar as áreas com características de fundo de vale ou com ações erosivas, e apresentar um pré-projeto ao Setor de Projetos Especiais do Instituto Água e Terra.

Após aprovação do projeto, é firmado um convênio em que o IAT faz os repasses financeiros conforme a progressão da obra. É necessário que o município tenha, além da aprovação do projeto e do convênio firmado, a Licença Ambiental e a Outorga ou Dispensa de Outorga emitidas também pelo IAT.

Os espaços públicos devem ser livres para as trocas de experiências entre os usuários, garantindo a segurança e a conservação do meio ambiente. O tempo das obras varia de acordo com o tamanho do espaço e as intervenções necessárias em cada caso.

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios