Notícias

Índice de infestação da dengue cai, mas C. Mourão chegou a 1.128 casos confirmados

Os índices mais altos foram constatados nos Jardins Modelo (7,69%) e Ipê (6,38%)

Foi concluído nesta quinta-feira (7) o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) que verifica a infestação do mosquito Aedes aegypti realizado pela Secretaria de Saúde. O índice geral é de 1,42%, o mais baixo do ano. Entretanto, o número de casos positivos em Campo Mourão chegou a 1.128, número considerado expressivo para o porte da cidade.

Das 43 localidades analisadas, em duas o índice ultrapassou 6%, o que é considerado alto risco. Os mais altos foram constatados nos Jardins Modelo (7,69%) e Ipê (6,38%). Em 21 localidades o LIRA constatou índice zero de infestação.

Dos 1,756 imóveis pesquisados, em 25 foram encontrados focos do mosquito, a maioria em residências. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito.

“Embora tenha caído a infestação, o combate a dengue deve ser contínuo e depende de todos, porque o poder público sozinho não dá conta”, ressalta a coordenadora do trabalho de campo, Marinalva Ferreira da Luz. Ela observa que a maioria dos focos foi encontrada no lixo reciclável nos quintais das residências, por isso é fundamental eliminar recipientes com água parada, que são os criadouros para o mosquito.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios