Asteroide maior que um prédio de 60 andares se aproxima da Terra
Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), essa é a vez em que o asteroide está mais próximo de nós nos últimos 100 anos
Em breve um asteroide de mais de 120 metros de largura deve passar próximo a Terra. Na realidade, essa proximidade é apenas em escala astronômica, já que segundo a NASA, no dia 29 de julho o 2016 CZ31 deve estar a mais de 2 milhões de quilômetros de distância de nós, o equivalente a sete vezes a distância média que nosso planeta está da lua.
Ou seja, não existe risco de uma colisão. Na verdade, esse asteroide já nos visitou algumas vezes no passado, e vai nos visitar outras no futuro. No entanto, segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), essa é a vez em que o asteroide está mais próximo de nós nos últimos 100 anos. De acordo com os dados, a última vez que ele esteve a uma distância parecida com a atual foi exatamente em 1922, também no dia 29 de julho. No entanto, eles fez diversas outras aparições nesse período, como em 2015 e 2010.
A velocidade relativa do asteroide em relação à Terra é de 15,45 quilômetros por hora e é classificado como sendo um Apollo. Asteroides da classe Apollo são um grupo cujo as órbitas estão localizadas próximas à da Terra. O 2016 CZ31 tem um período orbital de cerca de 630 dias. Este ano, o asteroide aparecerá mais brilhante em 28 de julho. Ele fará sua próxima aproximação da Terra em 22 de julho de 2041.
Como o nome dele indica, ele foi descoberto em 2016, mais precisamente em 5 de fevereiro e não é considerado perigoso, pelo menos por enquanto.