Moradores da zona rural de Perobal, a 121 km de Campo Mourão, encontraram, no último domingo, 26, um Jaguarundi – também conhecido como Gato Mourisco -, em uma chácara próximo a Vila Rural da cidade. O registro foi feito por vídeo e pode ser conferido logo abaixo. As informações são do OBemdito.
De acordo com as informações do morador que flagrou o animal, o Jaguarundi apareceu no sítio de seu pai, que fica localizado aos fundos da vila rural, a cerca de 1 km de distância da cidade.
Ainda de acordo com ele, ninguém conseguiu se aproximar do felino, que parecia ser bastante arisco e agressivo com pessoas e animais. “Quase matou um cachorrinho”, relatou a pessoa, que preferiu não se identificar.
Após o encontro raro, o animal voltou para a mata e não foi mais avistado pela população. OBemdito conversou com o IAT (Instituto Água e Terra), que informou ter conhecimento sobre o episódio e se deslocou, nesta segunda-feira (26) para averiguar a situação.
Veja o vídeo abaixo:
Sobre a espécie
Herpailurus yagouaroundi, também conhecido como Jaguarundi, Gato Mourisco, Eirá e Maracajá Preto, é uma espécie nativa da América do Norte, porém sua presença lá seja bastante rara. O animal também habita a América Central e América do Sul, onde sua presença é mais comum.
É de porte médio e bastante esguio, e pode se apresentar em duas colorações: acinzentado e vermelha. Tem um corpo alongado, com pernas relativamente curtas, cabeça pequena e estreita, orelhas pequenas e redondas, focinho curto e cauda longa, lembrando mustelídeos (como furões, carcajus e texugos) nesses aspectos.
A palavra Jaguarundi é oriunda do tupi yawaum’di ou iawara-undí. E surgiu da junção da palavra ya’wara (jaguar, fera) + undi (escuro).
Via: GMC Online (com OBemDito)