Notícias

6 vantagens de começar o dia com uma caminhada

Caminhar pode ser uma maneira fantástica de movimentar o corpo e cuidar da saúde mental

Ao acordar pela manhã, fazer um exercício pode não estar no topo de sua lista de prioridades. Contudo, você sabia que começar o dia com uma caminhada pode trazer diversos benefícios para a mente e para o corpo?

Seja uma caminhada no parque, na praia, na praça ou na rua, a atividade é simples e uma excelente alternativa para quem prefere exercícios de baixa intensidade e tão eficazes quanto qualquer outro. 

Entenda como caminhar pode ser uma maneira extraordinária de introduzir a atividade física na rotina, além dos benefícios de caminhar regularmente pela manhã:

1. Aumenta naturalmente o nível de energia

Fazer uma caminhada, ainda que de intensidade leve, pela manhã pode aumentar os níveis de energia para começar o dia, uma vez que reduz a fadiga. Um estudo sugeriu que praticar a atividade regularmente pode dar mais energia mesmo entre pessoas que sofrem de condições médicas crônicas associadas à fadiga, como câncer e doenças cardíacas.

2. Aumenta a produção do colesterol bom, diminui a glicemia e melhora a circulação sanguínea

Segundo explica Roberto Ranzini, ortopedista e especialista em Medicina Esportiva, a atividade ajuda na diminuição da pressão arterial em indivíduos hipertensos; aumenta, ainda, a produção do colesterol bom, chamado HDL.

O HDL, vindo do inglês High Density Lipoprotein (Lipoproteínas de Alta Densidade), é considerado um bom colesterol por ajudar a remover outras formas de colesterol da corrente sanguínea, protegendo contra ataques cardíacos e derrames.

Além disso, segundo o médico ortopedista, fazer caminhada melhora a resistência à insulina e, consequentemente, diminui a glicemia. Melhora, também, a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes e de oxigênio para todos os órgãos.

3. Reduz o estresse e dá sensação de bem-estar

Conforme adiciona Roberto Ranzini, além dos benefícios físicos, a atividade também aumenta a síntese de neurotransmissores no cérebro, dando a sensação de bem-estar. Ligia Dantas, psicóloga e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, explica que esse sentimento de bem-estar acontece devido à liberação de endorfinas e serotoninas, que reduzem o estresse e atuam de forma positiva sobre a depressão.

4. Melhora a concentração e aumenta a criatividade

A caminhada funciona como estimulante cerebral, uma vez que trabalha as sinapses e aumenta os neurotransmissores no cérebro. Fazer caminhada também ajuda a melhorar a concentração, o que pode ser especialmente vantajoso pela manhã. 

Um estudo recente mostrou que idosos que começaram o dia realizando uma caminhada matinal tiveram uma melhora na função cognitiva quando comparados com aqueles que não realizaram nenhuma atividade.

Além disso, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, caminhar também ajuda a elevar os níveis de criatividade e aumenta em média 60% a produção criativa.

5. Proporciona efeito meditativo

“Toda atividade que te faz andar, sair do lugar, já tem um efeito meditativo”, fala a psicóloga Ligia Dantas. Segundo ela, caminhar pode ser considerado uma meditação ativa, uma vez que, ao caminhar, a pessoa tem a sensação de estar se distanciando dos problemas, sendo estimulada pela mudança de paisagens e recebendo novas sinapses. 

6. Ajuda a dormir melhor à noite

Um dos grandes benefícios de praticar exercícios é a melhora na qualidade de sono, uma vez que pode regular e aumentar os efeitos da melatonina (hormônio natural do sono). “A melhoria na qualidade do sono por si só já vai impactar no humor, que vai impactar nas suas relações sociais, que vai impactar na qualidade de vida como um todo”, acrescenta a psicóloga Ligia Dantas.

Assim, quem sofre para adormecer com facilidade pode tirar bastante proveito da caminhada matinal e de todos os seus benefícios para a saúde!

Via: Minha Vida

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios