Visível em todo o País, chuva de meteoros ‘Tau Herculids’ terá pico nesta semana
A madrugada desta terça-feira, 31, reserva um lindo espetáculo natural para aqueles que se dedicam à observação do céu. Neste dia, a chuva de meteoros “Tau Herculids” deve atingir o pico e, ao passar pela atmosfera terrestre, iluminar partes do céu do Brasil.
De acordo com o Observatório Nacional, a chuva de meteoros será resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). Neste período, entre o fim do mês de maio e começo de junho, a Terra vai passar pelo rastro dos detritos deixados pelo cometa, que se desloca no espaço. A expectativa é que o melhor momento de observação da chuva seja por volta das 2h, na madrugada de terça-feira.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, o espetáculo poderá ser observado quase que por todo o planeta. No entanto, os moradores do Hemisfério Norte terão uma visão privilegiada da chuva. Quem estiver no Hemisfério Sul pode ser contemplado por um fenômeno com menor número de meteoros.
No Brasil, o norte e o nordeste do país terão melhor visibilidade por causa da altura do radiante no momento do pico, segundo o astrônomo. Contudo, quem estiver no centro, no sul e no sudeste, apesar da posição menos favorável, também poderá observar a chuva de meteoros. A diferença é na intensidade do espetáculo.
“As latitudes próximas à cidade de Manaus e logo acima dela serão as que terão melhor posição para testemunhar esse possível espetáculo, raro e inspirador! Também, recomendamos, que procurem um lugar bem escuro, afastado das luzes de cidades grandes, em um local seguro, para curtir este fenômeno astronômico”, aconselhou De Cicco.
A expectativa dos especialistas é de que nesta chuva de meteoros, diferentemente do que aconteceu na chuva Líridas, a lua não afete a visibilidade dos observadores. “A Lua estará na fase Nova, portanto, não atrapalhará a visibilidade desses meteoros que serão, em sua maioria, menos brilhantes que o usual por conta de sua baixa velocidade de entrada em nossa atmosfera”, acrescentou o astrônomo.
Segundo o Observatório Nacional, especialistas preveem que a Tau Herculids será uma chuva atípica e com boa intensidade. No entanto, para a Organização Internacional de Meteoros, não é fácil prever as taxas de meteoros por hora principalmente porque o planeta Terra ainda não interagiu com uma trilha de detritos como esta antes.
A expectativa, no cenário mais otimista, é que possam haver de 140 a 1.400 meteoros por hora durante a chuva. “Não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros”, explicou De Cicco.
Estrelas cadentes?
Conforme explica o Observatório Nacional, meteoros são pequenos corpos celestes que, quando entram na atmosfera terrestre, queimam total ou parcialmente por causa do contato com moléculas de oxigênio. Durante este fenômeno se cria um risco luminoso no céu, o que, popularmente, é conhecido como estrela cadente.
Uma chuva de meteoros, por sua vez, ocorre quando vários meteoros passam pelo céu partindo de um mesmo ponto, o radiante.
Do GMC Online