Na manhã da última quarta-feira (18), no anfiteatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Campo Mourão, foi realizada a solenidade de abertura das festividades em comemoração aos 50 anos da instituição de curso superior no município. Programação esta que se estenderá até o mês de novembro.
O marco inicial das atividades se deu pela realização de um café da manhã com a imprensa local, e também a inauguração da obra intitulada “Movimentos”, da artista plástica Dani Queiroz.
Na oportunidade, também foi exibida uma exposição de registros fotográficos históricos da instituição, desde o surgimento até os dias atuais, conforme abaixo:
- Em 24 de agosto de 1972, a Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam), foi criada por meio da Lei Municipal nº 26/72.
- Em 24 de abril de 1978, torna-se a Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Facilcam).
- Em 15 de janeiro de 1987, por meio da Lei Estadual nº 8.465, alcança a conquista da estadualização e torna-se Fecilcam.
- Em 12 de junho de 2013, o campus de Campo Mourão se estabelece como um dos sete campus ligado à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), dando início a uma nova trajetória até aqui.
A TV Carajás acompanhou o evento e entrevistou o diretor do campus Campo Mourão, João Marcos Avelar Borges, que contou um pouco da história e destacou a programação comemorativa aos cinquenta anos da Instituição.
Assista a entrevista:
Da Redação com Unespar e TV Carajás