Atleta paralímpico, Leonardo termina a competição com cinco medalhas, uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.
Com o tempo de 31s48 o nadador paraolímpico Leonardo Pauloski Murante bateu o recorde brasileiro e foi o campeão dos 50 metros no Circuito Caixa de Natação. A competição foi disputada neste sábado, em São Paulo. Leonardo termina a competição com cinco medalhas, uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.
Na equipe da Fundação de Esportes há três anos, Leonardo tem um histórico de superação. Em 2018 ele sofreu um acidente de carro e fraturou a medula, o que fez perder os movimentos das pernas. “Durante um trabalho de reabilitação a natação foi o único esporte que não causava dor. Aí ingressei no projeto paralímpico e agora já estou participando desse nível de competição”, disse o atleta.
No currículo já tem várias conquistas. “Foram três ouros no Parajaps em 2019 em Londrina, 1 ouro e 1 prata e um troféu de melhor índice técnico da competição no Circuito Rio Sul Loterias Caixa em Vitória-ES em 2020, além de três ouros no jogos universitários paralímpico brasileiro em São Paulo em 2021”, relata.
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, sendo a principal competição paralímpica nacional de três modalidades: atletismo, natação e halterofilismo. O objetivo é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico dos participantes, sejam esportistas de elite ou jovens valores do país.