Marcio Nunes dá parecer favorável à criação de vagas para pessoas com deficiência na Assembleia Legislativa
Em sua primeira participação como membro da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Paraná (Criai), o deputado Marcio Nunes deu parecer favorável ao Projeto de Lei que determina a criação de vagas para pessoas com deficiência no quadro de servidores do Legislativo.
O PL 32/2022 tem como autores os deputados Bazana, Luiz Claudio Romanelli, Ademar Traiano e Gilson de Souza, e Nunes foi o relator da matéria no âmbito da Criai.
“A cultura inclusiva precisa ser disseminada e a contratação de pessoas com deficiências, como propõe o Projeto de Lei, é o primeiro passo para a inclusão”, analisa Marcio Nunes. “Em nossa visão o benefício vai além da contratação em si, mas também por influenciar outros setores da sociedade a fazerem o mesmo”, completa.
Na visão do deputado, o segundo passo para criar uma cultura inclusiva será a realização de ações concretas para que a pessoa seja acolhida adequadamente, eliminar barreiras físicas, comunicacionais, instrumentais, arquitetônicas e, sobretudo, de atitude. “É muito importante nós, pessoas públicas, darmos o exemplo para toda a população, de forma a disseminar essa cultura”, finaliza.
Na sessão desta terça-feira (17/05), a Criai analisou ainda outros projetos de lei, dando parecer favorável ao PL 530/2017, que institui o Dia Estadual do Atleta Paralímpico; PL 385/2019, que obriga as empresas que desejam contratar com o Estado do Paraná a comprovar o cumprimento das leis e decretos no que concerne a inclusão do aprendiz; PL 945/2019, que altera a lei nº 18.419, de 07 de janeiro de 2015, que estabeleceu o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Estado do Paraná; PL 328/2021, que institui os Órfãos da Pandemia, destinado às crianças e adolescentes em situação de orfandade bilateral em razão do Covid-19; PL 504/2021, que institui no Estado do Paraná, o dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards (t18).
Da Assessoria