Notícias

Ciclone Yakecan atinge o Brasil por volta de meio-dia desta terça-feira (17); veja lista de cidades em alerta

Ventos devem ultrapassar 100 km/h e podem causar estragos na região Sul do país

A região Sul do Brasil está em alerta nesta terça-feira (17) por conta da passagem do ciclone Yakecan – expressão que significa “o som do céu” em tupi-guarani. A expectativa dos institutos de meteorologia, é que o fenômeno atinja a costa brasileira, principalmente no litoral gaúcho, por volta de meio-dia.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e com nota oficial da Marinha do Brasil, os ventos devem ultrapassar os 100 km/h. O vendaval pode causar destruição em cidades litorâneas e deixar imóveis sem energia elétrica.

Segundo a previsão da Marinha, os ventos do ciclone Yakecan devem chegar a 117 km/h. Caso os ventos ultrapassem os 120 km/h, a classificação muda para furacão.

Ciclone Yakecan

instituto MetSul prevê há alguns dias a passagem do ciclone pelo Brasil. Segundo o portal, a expectativa era que o país sentisse o efeito de dois fenômenos neste mês de maio. No último final de semana, o primeiro ciclone atingiu a Argentina e causou ressaca no litoral gaúcho, além de derrubar temperaturas na região sul do Brasil.

Nesta terça-feira (17) está previsto o segundo ciclone, o Yakecan, que deve atingir o Brasil com mais intensidade. Segundo o portal R7, o fenômeno deverá provocar chuva torrencial em algumas cidades gaúchas. 

As cidades com maior risco de ser atingidas pelas rajadas, segundo o MetSul, são Chuí, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, São José do Norte, Piratini, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Morro Redondo, Turuçu, São Lourenço do Sul, Cristal, Camaquã, Mostardas, São José do Norte, Tapes, Camaquã, Sertão Santana, Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul, Mariana Pimentel, Guaíba, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Viamão, Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Glorinha, Osório, Tavares, Santo Antônio da Patrulha, Palmares do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Xangri-lá, Imbé, Capão da Canoa, Arroio do Sal, Maquiné, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Torres.

RIC Mais

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios