Benefícios da casca de maracujá: o que você precisa pode não estar na polpa; confira
Evite desperdícios em casa e cuide da saúde ao mesmo tempo com a casca deste fruto
O fruto é popularmente conhecido como um calmante natural devido às suas propriedades relaxantes e ansiolíticas. Ele ainda é útil no tratamento de diversos outros problemas de saúde. Do mesmo modo, suas folhas e sementes são procuradas para o preparo de chás. Entretanto, mostraremos que, além dessas partes, também é possível utilizar a casca de maracujá para diversas finalidades.
A fruta é cientificamente chamada de Passiflora edulis Sims, e o chá ou suco da casca de maracujá é pouco popular entre os seus consumidores. Do mesmo modo, geralmente encontra-se o fruto in natura, porém, indústrias de cosméticos também o utilizam na manufatura de produtos, como cremes e shampoos. Sabendo disso, aprenda para que serve a parte externa da fruta e aproveite as suas propriedades.
A casca do maracujá é capaz de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Isto é, a farinha da casca inserida na alimentação diária, pode ser uma mão na roda para os diabéticos. Além disso, a casca serve ainda para combater a anemia, fortalecer os ossos e ajudar em vários aspectos da saúde, como você pode observar a seguir:
Auxilia no controle da glicose
A entrecasca do maracujá é muito rica em fibras, nesse caso, é uma excelente aliada para pessoas que sofrem com a diabetes. Isso é possível, pois essas substâncias tornam mais lenta a absorção dos carboidratos e, consequentemente, evita os picos de glicemia no sangue.
Auxilia no funcionamento do intestino
A pectina também está presente na parte branca da casca, uma fibra solúvel essencial na regulação do trânsito intestinal. Assim, ela também atua como probiótico e auxilia na eliminação das toxinas e gorduras presentes no organismo.
Reduz os níveis de colesterol
Segundo matéria do site Viva Bem do Uol, com data de publicação 13 de maio de 2020, da colaboradora Fabiana Gonçalves, foram feitos vários estudos sobre a pectina. Logo, percebeu-se a diminuição das taxas de colesterol tanto em humanos como em animais. Utilizou-se a farinha da casca de maracujá em uma suplementação diária, e como resultado, houve uma redução de 18% do colesterol total, 19% do LDL e aproximadamente 15% dos triglicerídeos.
O que fazer com a casca de maracujá?
É possível consumir a casca de maracujá de diversas maneiras, e uma delas é acrescentá-la no preparo de receitas, como a geleia, por exemplo. Além disso, utiliza-se a farinha em frutas, vitaminas e sucos. Nesse caso, leve as cascas ao forno até elas ficarem torradas e, em seguida, utilize um mixer ou liquidificador para triturá-las. Deste modo, será possível usufruir de todos os benefícios que o AgroNews apresentou acima.
Com Diário Prime