Notícias

Secretário mourãoense alerta: focos de contaminação por dengue podem estar na própria casa do doente

Campo Mourão está com 210 casos confirmados da doença.

“Já pensou ser contaminado por uma doença que pode matar causada por um inseto que você mesmo cria no seu quintal?”. O alerta foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, ao comentar sobre o aumento de casos de dengue e o risco de epidemia. Campo Mourão está com 210 casos confirmados da doença.

“A UPA tem ficado lotada, o que aumenta o tempo de espera, os hospitais estão lotados, a procura pelas unidades de saúde só cresce em razão de um problema que só tem solução se cada um fizer sua parte. O poder público não tem como dar conta se não tiver a colaboração da população”, reforça o secretário, ao lembrar que o mosquito Aedes aegypti se desenvolve na água parada.

As equipes de Endemias têm realizado uma série de ações de combate a dengue, especialmente nos bairros com maiores índices de infestação. Além de eliminação de focos, os agentes notificam moradores reincidentes, que têm prazo para tomarem providências, caso contrário serão multados.

A coordenadora de campo das equipes, Marinalva Ferreira da Luz, ressalta que em vários locais foram encontrados focos em imóveis onde havia pessoas doentes. “Você vê que são pessoas informadas, que não estão tomando as providências e ainda ficam bravas quando chega a Vigilância Sanitária”, acrescenta a coordenadora.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios