Quer inovar no almoço de Páscoa? Aposte no Strudel de Bacalhau
A comemoração do feriado da Páscoa nos remete a vários costumes. A reunião das famílias, a renovação dos votos de esperança com a troca dos ovos de chocolate e, como não pode deixar de faltar, os tradicionais almoços na Sexta-feira Santa e no domingo. Para esse ano, a sugestão do Bom Gourmet é manter a tradição, mas inovar na receita com um bacalhau diferente.
Por isso, convidamos a chef Fernanda Zacarias, do Ragú Rotisseria, para ensinar o preparo da trança (ou strudel) de bacalhau. A massa folhada é recheada com bacalhau e molho bechamel, formando uma combinação perfeita de crocância, cremosidade e sabor.
Embora a receita tenha o bacalhau como protagonista, o diferencial é que ela foge dos preparos mais tradicionais, como o peixe ao forno com batata, tomate e cebolas. “É uma opção que pode ser servida como entrada – acompanhada de uma salada de folhas; – como prato principal com sauté de legumes ou de lentilhas, por exemplo; ou ainda como lanche da tarde”, pontua a chef, que ensina um passo a passo para garantir uma receita à altura da ocasião.
Outra vantagem dessa receita de bacalhau diferente das tradicionais é o custo. “Por ser feito com bacalhau em lascas ou desfiado, fica mais acessível”, diz Fernanda.
Há, ainda, a possibilidade de substituir o bacalhau por outros peixes e até por recheios diversos, com opções vegetarianas.
“O mesmo método pode ser usado para recheios à base de salmão, frango, queijos, ricota e espinafre. Enfim, o que importa, como na maioria das vezes, é a compreensão da técnica.”
Já percebeu que essa é uma daquelas receitas coringas, certo? Então, vamos ao passo a passo!
Dicas e detalhes
A receita exige cuidados com alguns detalhes ainda no preparo. “Pincele a massa com gema e asse em forno médio para que fique sequinha e crocante”, sugere Fernanda.
Na hora de servir, o visual do prato irá chamar a atenção. “Escolha uma bela travessa e decore com ervas frescas (tomilho, alecrim, sálvia) ou com flores comestíveis”, recomenda.
Trança (strudel) de bacalhau
Por Fernanda Zacarias, chef do Ragú Rotisseria
Ingredientes
1 pacote de massa folhada
500 ml de leite
2 gemas de ovo (para passar na massa folhada)
2 colheres de sopa de catupiry
Salsinha picada
Azeitonas pretas (sem caroço) fatiadas, a gosto
2 talos de alho-poró em rodelas
2 unidades de cebola cortada em cubos
15 ml de azeite
3 colheres de sopa de manteiga
3 dentes de alho amassado
800 gramas de bacalhau dessalgado em lascas ou desfiado
PARA O BECHAMEL
2 xícaras de leite
1 colher de sopa de cebola
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
Sal a gosto
Noz-moscada a gosto
Modo de preparo
- Prepare o refogado de bacalhau. Aqueça uma frigideira, coloque uma colher de sopa de manteiga e três colheres de sopa de alho e deixe-o “suar” até ficar transparente. Acrescente o alho-poró e deixe fritar até ficar macio. Refogue a cebola e, em seguida, acrescente o bacalhau. Refogue ligeiramente e acrescente as azeitonas, uma pitada de sal e as ervas picadas.
- Prepare o bechamel. Em uma panela, coloque duas colheres de manteiga e frite a cebola. Depois, junte a farinha e cozinhe por dois minutos. Em seguida, acrescente o leite e mexa vigorosamente com a ajuda de um batedor de arame, para não empelotar. Acerte o sal e coloque um pouco de noz-moscada. Reserve em um recipiente coberto com uma película plástica até esfriar completamente.
- Quando tudo estiver frio, misture o bechamel com o bacalhau e, por último, acrescente o catupiry. Abra um filme plástico sobre a bancada e faça um “bombom” com o recheio. Leve à geladeira ou freezer por aproximadamente 5 horas.
- Quando o recheio estiver muito frio e firme, abra a massa folhada. Coloque o recheio no centro.
- Faça cortes nas laterais da massa. Feche-a sobre o recheio, intercalando as tiras, trançando-as uma por cima da outra.
- Pincele a trança por inteiro com gema, e coloque-a em uma assadeira untada com manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C até dourar e a massa ficar crocante.