Imagens aéreas feitas na noite de quinta-feira (14), pelo Matinhos Agora, no Facebook, mostram uma forte ressaca registrada à beira-mar de Matinhos, no Litoral do Paraná. Segundo a página, o que era para ser mais um período de maré cheia, acabou com as ondas do mar invadindo calçadas e imóveis.
Até a publicação da matéria, não havia registro de estragos por conta do fenômeno. Geralmente, a ressaca ocorre com a presença de frentes frias. No Paraná, neste feriado de Páscoa, uma massa de ar frio que passa pelo estado contribuiu para a ocorrência da ressaca. A mesma massa de ar também derrubou as temperaturas.
Em Curitiba, os termômetros registraram mínimas de 10,9º C. Em General Carneiro, mais ao Sul do Paraná, a mínima chegou a 0,8º C.
Ressaca
O fenômeno chamado de ressaca ocorre quando temporais acompanhados de ventos fortes de frentes frias ou ciclones marítimos se aproximam da costa. O mar agitado e as ondas maiores se juntam ao aumento atípico do nível do mar, gerando a invasão mais avançada do mar em direção ao continente.