Notícias

Em C. Mourão, 8 localidades terão “fumacê” de combate a dengue nesta terça-feira

A aplicação será realizada nos jardins Bandeirantes, Vila Urupês, Alvorada, Novo Horizonte, Aeroporto, Santa Nilce, Aurora e no distrito de Piquirivaí.

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta terça-feira (26) a pulverização acoplada em camionete, popular “fumacê”, em oito localidades com maiores índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. A aplicação será realizada nos jardins Bandeirantes, Vila Urupês, Alvorada, Novo Horizonte, Aeroporto, Santa Nilce, Aurora e no distrito de Piquirivaí.

A coordenadora de campo do setor de Endemias, Marinalva Ferreira da Luz, explica que o “fumacê” será realizado sempre no início da manhã e fim de tarde, quando há menos corrente de ar. “Os moradores desses locais devem se preparar, deixando portas e janelas abertas, cobrindo as gaiolas de pássaros, alimentos, proteger abelhas e trocar a água dos bebedouros de animais”, orienta.

Segundo ela, serão cinco ciclos de aplicação nessas localidades e depois serão atendidos os demais bairros. Esse sistema de combate ao mosquito transmissor é realizado mediante autorização da Secretaria Estadual de Saúde. “E é bom lembrar que o fumacê mata o mosquito alado. A única maneira de eliminar os focos é não deixar água parada”, reforça a coordenadora.

Campo Mourão está com mais de 300 casos de dengue confirmados oficialmente e por isso entrou em situação de epidemia da doença. Decreto publicado na semana passada declarou estado de calamidade pública no município. “Infelizmente não estamos tendo a devida colaboração de boa parte da população, mesmo com todo o trabalho de campo e campanhas de orientação”, lamentou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

As equipes de Endemias têm realizado uma série de ações de combate ao mosquito, especialmente nos bairros com maiores índices de infestação. Além de eliminação de focos, os agentes notificam moradores reincidentes, que têm prazo para tomarem providências, caso contrário serão multados.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios