Saiba como estimular o seu filho a fazer amizades
As amizades de infância são parte vital do desenvolvimento social e emocional do ser humano
Algumas crianças são naturalmente sociáveis e fazem amigos com facilidade, mas nem sempre é tão simples assim. Há muitos pequenos que precisam de suporte nessa área.
O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), oferece dicas para que pais e responsáveis possam estimular a criança a buscar novas amizades. Acompanhe!
Dicas para estimular a criança a fazer amizades
Para auxiliar no processo de socialização do seu filho, é fundamental observar suas atitudes e sua vida social. A seguir, listamos algumas dicas essenciais que o ajudarão a fazer amigos.
Ofereça diferentes oportunidades para seu filho brincar e socializar
Participe de algumas atividades físicas na escola (ou brincadeiras depois da aula) e preste muita atenção em como seu filho interage com os outros. Ele se comporta de maneira diferente de sua “norma” em casa? Se sim, por quê?
Seu filho pode ter dificuldade para iniciar conversas. As crianças podem sentir ansiedade em grupos grandes ou medo de falar em público, o que as impede de se relacionar significativamente com as outras.
O pequeno prefere guardar para si mesmo e observar, em vez de participar? Dependendo de qual comportamento você vê, é possível decidir em que concentrar sua atenção, quais habilidades precisam ser desenvolvidas e como você pode contribuir.
Conte histórias sobre amizade para o seu filho
Se perceber que está difícil iniciar uma conversa com a criança na hora do almoço, ou durante o tempo livre na escola, tenha iniciativa, sente-se e dialogue com ela. Analise por quais assuntos ela se interessa, para que possa falar posteriormente com outras crianças.
Conte experiências pessoais sobre amizades ou desenvolva o hábito da leitura com um bom livro. Ao testar diferentes opções, vai encontrar algum tema que venha naturalmente.
Seja um exemplo com amizades para ajudar o filho a fazer amigos
As crianças realmente aprendem pelo exemplo; portanto, preste atenção em como você interage com os outros. Cada vez que você inicia uma conversa com amigos ou vizinhos, ou mesmo, com o caixa do supermercado, seu filho está ciente.
Certifique-se de que sua família se comunica de maneira respeitosa, atenciosa e gentil, com habilidades positivas na resolução de conflitos, compartilhamento e capacidade de compromisso. Quase todo cenário se torna uma oportunidade de aprendizado, permitindo que seu filho veja como você participa, negocia e resolve problemas.
Procure amizades fora da escola
Se as interações sociais são difíceis para seu filho, você pode preferir evitar ou ignorar o problema. Mas a criança não aprenderá a melhorar o relacionamento sempre sentada em casa com você.
É essencial estimular e empurrar gradualmente uma criança tímida um pouco além de sua zona de conforto para novas situações, sempre com orientação e incentivo gentis. Planeje e organize encontros para o seu filho.
Uma sugestão é convidar outras crianças para sua casa, porque ao hospedá-las, é possível mantê-lo confortável enquanto tenta fazer amigos. É provável que se sinta mais seguro e relaxado em casa do que na de outra pessoa.
Certifique-se, porém, de que os jogos e atividades sejam cooperativos, e não competitivos. As crianças se dão melhor quando cooperam do que quando competem entre si. As atividades cooperativas incluem arte, teatro e iniciativas de voluntariado.
Do Catraca Livre (com Sistema Educacional Brasileiro)