Os atletas Leonardo Moranti e Tharcys Gustavo Batista, da equipe de natação paralímpica da Fundação de Esportes, intensificaram os treinamentos nesta semana na piscina do Estádio Municipal. Junto com o técnico William Rorato, na próxima semana eles embarcam para São Paulo, onde vão participar do Circuito Loterias Caixa. A competição conta índices para o Campeonato Mundial, que será realizado em julho.
“Estamos bem perto dos recordes e a expectativa é trazer bons resultados para nossa cidade”, disse o técnico, que treina a equipe Fecam e Associação Desportiva Asa Leste (ADAL). O presidente da Fecam, Marcelo Lima, também está confiante em bons resultados. “Sabemos do trabalho realizado diariamente e por isso as expectativas são boas”, enfatizou.
SUPERAÇÃO – Para Leonardo, que está na equipe há três anos, será a primeira competição deste nível. Em 2018 ele sofreu um acidente de carro e fraturou a medula, o que fez perder os movimentos das pernas. “Durante um trabalho de reabilitação a natação foi o único esporte que não causava dor. Aí ingressei no projeto paralímpico e agora vou enfrentar atletas de nível de seleção”, disse o atleta.
Tharcys Batista nasceu com má formação congênita e aos nove meses teve que amputar uma perna e usar prótese. Começou na natação com 12 anos por orientação médica, como exercício de fisioterapia. “Entrei em competições nos Jogos Escolares, depois nível nacional”, relatou o atleta. A competição em São Paulo será realizada nos dias 31 de março e 1 e 2 de abril.