Em C. Mourão, Saúde terá ação de combate a dengue em parceria com o Sesc neste sábado
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Sesc, vai realizar neste sábado (12), mais uma ação de combate à dengue. A caminhada faz parte do Dia D que será realizado em todo o Estado para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Em Campo Mourão já foram confirmados este ano 49 casos de dengue.
A caminhada deste sábado será realizada no Jardim Shangri-la e parte do Flora, das 9 às 11 horas. Para fomentar a ação preventiva, o Sesc criou a campanha “Aqui o Mosquito não Entra”, no começo de fevereiro, com um espaço exclusivo em seu aplicativo para permitir que as pessoas cadastrem as suas ações, tirando foto do possível criadouro antes e depois da ação.
A partir desse controle, a iniciativa vai premiar os agentes que mais eliminarem focos. É possível criar também uma competição entre equipes, em que diferentes escolas se organizam, por exemplo, para competir com outras. Os alunos que participam das atividades do Sesc serão orientados a utilizar o aplicativo criado essa finalidade.
Com o crescimento no número de casos de dengue, o setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações. Além de caminhadas ecológicas, foi realizado um mutirão no distrito de Piquirivaí, com pulverização, eliminação de focos e orientações aos moradores. O trabalho de campo dos agentes é diário, especialmente nos bairros com maior número de casos.
“A dengue não é um problema da prefeitura, é de todos. Se não tivermos a colaboração dos moradores todo esse trabalho não terá efeito”, observa coordenadora do trabalho, Marinalva Ferreira da Luz. Segundo ela, 70% dos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados no lixo reciclável descartado irregularmente nas vias públicas e dentro dos quintais das residências.