Douglas Fabrício e Tauillo Tezelli manifestam apoio à Ucrânia em sessão especial na ALEP
Eles estiveram com o presidente da Representação Central Ucraniana brasileira, Vitório Sorotiuk
Defendendo a democracia e incentivando a solidariedade, o deputado estadual Douglas Fabrício e o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, manifestaram apoio a comunidade ucraniana paranaense durante a Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em apoio incondicional ao povo ucraniano, nesta segunda-feira, 7. Na oportunidade, eles estiveram com o presidente da Representação Central Ucraniana Brasileira, Vitório Sorotiuk, quando destacaram a presença da comunidade ucraniana no Paraná, representando mais de 80 por cento de toda a população ucraniana do país.
Douglas Fabrício, que o último dia 2, assinou junto aos demais parlamentares, um manifesto da Assembleia Legislativa do Paraná em apoio incondicional ao povo ucraniano, também esteva com o ex-deputado estadual, Felipe Lucas, representante da comunidade ucraniana, quando defendeu a paz e o diálogo e lembrou da comunidade ucraniana no estado, destacando movimentos em Campo Mourão, Roncador e Prudentópolis. Ele ainda conversou com o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler.
A sessão especial contou com a execução dos Hinos do Brasil e da Ucrânia, pela Banda da Polícia Militar do Paraná, sendo encerrada com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Paraná e da Ucrânia.
Presenças – Lideranças da Comunidade Ucraniana do Paraná participaram da Sessão Especial. Além de Vitório Sorotiuk e Felipe Lucas, também participaram, Mariano Czaikowski, Cônsul Honorário da Ucrânia em Curitiba; Vitor Hugo Burko, coordenador do Movimento Humanitas Brasil Ukraine (que realiza uma campanha para arrecadar medicamentos para as vítimas do conflito); Sergio Maciura, presidente da Câmara de Indústria, Comercio e Inovação Brasil Ucrânia; Dom Volodemer Koubetch, arcebispo Metropolita Católica Ucraniana São João Batista – Igreja Greco Católica; Dom Jeremias Ferrens, Arcebispado da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América Latina; Carlos Henze Junior, presidente do Clube Poltava; Claudio Rocha, presidente da Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana – TPUK e Solange Melnik Oresten, diretoria do Grupo Folclórico Barvinok.