Notícias

Covid-19 pode causar disfunção erétil, diz estudo

Uma pesquisa realizada pelo Tulane National Primate Research Center, nos Estados Unidos, mostrou que o vírus responsável pela Covid-19 afetou os testículos, pênis, próstata e vasos sanguíneos de alguns macacos.  

O resultado pode comprovar que a disfunção erétil relatada por pacientes humanos que tiveram Covid-19 pode estar ligada diretamente ao SARS-CoV-2 e não sobre a inflamação e febre decorrentes da doença, como se pensava anteriormente.  

Os pesquisadores realizaram exames completos nos primatas para verificar onde o vírus se apresentaria. “O sinal que saltou para nós foi a disseminação completa através do trato genital masculino”, disse o autor sênior da pesquisa, Thomas Hope. 

O autor ainda disse que o estudo foi realizado com três macacos, mas os resultados foram consistentes apesar de não ser possível detectar se os primatas apresentavam sintomas correspondente à infecção viral do trato genital masculino, como baixos níveis de testosterona, baixa contagem de espermatozoides, dor ou disfunção sexual.  

Outros estudos relatam que homens infectados com Covid-19 possuem entre três e seis vezes mais chances de desenvolver disfunção erétil. Entre 10% e 20% dos homens infectados pelo SARS-CoV-2 apresentam sintomas do problema.  

Homem sentado na cama
Covid-19 pode causar disfunção erétil, diz estudo. Imagem: tommaso79/Shutterstock

Além disso, os pacientes também podem apresentar dor testicular, contagem reduzida de esperma, redução da qualidade do esperma, diminuição da fertilidade e hipogonadismo, um quadro que representa a diminuição da produção de testosterona, diminuindo o desejo sexual. 

Hope aponta que, apesar de afetar uma pequena parcela dos homens, é possível que muitas pessoas apresentem a disfunção erétil levando em consideração o grande número de pessoas infectadas pela Covid-19 em toda a pandemia.

Do Olhar Digital

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios