Notícias

Campo Mourão com alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue

Os índices mais altos foram constatados nos Jardins Santa Cruz, Constantino e Indianápolis

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA) realizado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde apontou um índice geral de 6,71 por cento. O número representa um alto risco de contaminação, já que o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento.

Das 43 localidades analisadas, em 29 o índice ultrapassou 4 por cento, o que é considerado alto risco. Os índices mais altos foram constatados nos Jardins Santa Cruz (31,03%), Constantino (17,50%) e Indianápolis (17,07%). Em apenas nove localidades o LIRA constatou índice zero de infestação.

Segundo a coordenadora do trabalho de campo, Marinalva Ferreira da Luz, a maioria dos focos foi encontrada no lixo reciclável nos quintais das residências. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito. Só este ano já foram registrados 85 casos de dengue no município e vários casos suspeitos.

“Os números mostram que grande parte da população não está fazendo o dever de casa. Mesmo com o trabalho diário dos nossos agentes, tem aumentado os casos e se a comunidade não colaborar o poder público sozinho não dá conta”, ressalta a coordenadora, ao acrescentar a importância de eliminar recipientes com água parada, que são os criadouros para o mosquito.

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios